<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=344581662787026&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
logo-topo-blog-1
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR

•   Início Vestibular



 Tags: Vestibular

Poucas coisas são capazes de causar tanta ansiedade em um estudante quanto o temido vestibular, não é mesmo? Apesar de todo mundo já saber, não custa reforçar: o nervosismo nos meses que antecedem o exame é normal, viu? Aliás, seria estranho se você não estivesse ansioso, já que o vestibular é realmente uma prova importante na sua jornada acadêmica.

Além disso, um pouquinho de ansiedade pode até fazer bem, sabia? Essa preocupação com o vestibular mantém o estudante alerta e focado, pronto pra dar o seu melhor.

Só que, em alguns casos, esse sentimento pode começar a prejudicar sua rotina: atrapalhando seus momentos de estudo, não deixando que você relaxe na hora do lazer ou até causando sintomas físicos relacionados a toda essa tensão. Se isso estiver acontecendo com você, é importante conversar com alguém da sua confiança e procurar um profissional para ajudar.

Agora, se você sente que dá pra lidar com isso numa boa, que tal algumas dicas para ajudar a controlar a ansiedade? Existem técnicas cientificamente comprovadas que auxiliam no controle das emoções (e também alguns truques amadores aprovados por universitários experientes). Se você sente que o cházinho de camomila não está mais dando conta do recado, fique ligado nessas sugestões para relaxar de verdade!

Siga seu cronograma de estudos

Quer se sentir autoconfiante na hora de responder aquele monte de questões no vestibular? Então coloque em prática o cronograma de estudos lindo que você organizou e não tem seguido como deveria. Estudar todos os dias é o que vai preparar você para enfrentar a prova sem medo!

Não coma junk food

Aquelas longas horas de estudo combinam bem com salgadinhos, fast food e refrigerante (de preferência aqueles cheios de açúcar e cafeína), certo? Errado! Se alimentar mal, ficar muito tempo sem comer ou exagerar nas guloseimas só vai deixar você mais cansado e sem energia. Aposte em comidas saudáveis e leves, e inclua no seu prato muitas frutas e vegetais.

Durma como se tivesse 10 anos

É hora de relembrar seus tempos de criança e ir pra cama bem cedo. Sim, sabemos que você não gostava de dormir antes das 22 horas, mas o sono é uma parte importante da preparação para o vestibular. E você já deve saber: enquanto dorme, seu cérebro está memorizando tudo que você estudou durante o dia.

Levante do sofá e se mexa

A maneira mais rápida (e fácil) de controlar a ansiedade no meio de uma maratona de estudos é simplesmente se mexer. Ficar muito tempo parado, seja na mesa ou no sofá, vai aumentando a tensão no corpo sem você nem perceber. Se movimentar ativa a produção de endorfinas que causam a sensação de bem-estar, melhor ainda se você fizer uma caminhada ao ar livre!

Dance como se ninguém estivesse olhando

Na mesma vibe da dica de cima, dançar é uma estratégia ótima para relaxar os músculos e se livrar do estresse, especialmente após um dia difícil de estudos. Escolha sua música preferida e deixe o ritmo tomar conta do seu corpo!

Experimente a arte milenar da meditação

Se você já torceu o nariz só de pensar em meditar, está na hora de rever seus conceitos. A meditação é uma aliada valiosa dos estudantes em preparação para o vestibular — e pode fazer toda a diferença para controlar a ansiedade.

Comece se sentando em um lugar tranquilo e confortável, feche os olhos e se concentre na sua respiração por um minuto (programe o timer do celular para marcar o tempo). Respire profundamente e tente não pensar em nada (é só um minutinho, você consegue!). Aos poucos, aumente o tempo de meditação até se sentir totalmente relaxado.

Saia de casa (só por algumas horas)

Calma, não é pra largar tudo e fugir para as colinas! Mas ficar trancado em casa estudando sem parar não vai garantir um bom resultado no vestibular. Faça pequenas pausas e, pelo menos uma vez por dia, saia um pouco de casa para espairecer. Vale até uma ida à padaria ou uma voltinha pela quadra com o cachorro!

Tome banho no escuro

Estimular os sentidos é uma forma divertida de relaxar e controlar a ansiedade. Você pode provar uma comida com tempero diferente, fazer uma massagem nos pés ou tomar um banho no escuro (nossa sugestão preferida!). Apague todas as luzes, ajuste a temperatura da água e preste atenção às sensações e aromas. Você vai se sentir pronto para retomar os estudos com energia total!

Abrace alguém (com vontade)

Quando a ansiedade bater forte e você começar a se sentir inseguro, experimente um tratamento de choque: abrace forte seu melhor amigo ou alguém da família — vale até seu pet, mas com cuidado para não machucá-lo.

Um abraço bem dado diminui o estresse e faz seu corpo liberar ocitocina, o hormônio do amor e da felicidade. Se conseguir abraçar oito pessoas por dia, melhor ainda. Coloque como meta de vida! Vai um abraço aí?

Programe com detalhes o seu dia D

Se você precisa planejar tudo pra se sentir seguro, pegue papel e caneta (ou o celular) e programe o dia do vestibular nos mínimos detalhes: do momento que você acordar até a hora de sair para a prova.

Defina o trajeto, escolha o meio de transporte, arrume seu material com antecedência e pense até no que vai fazer quando terminar a prova. Assim, você sente mais confiança e consegue focar no que realmente importa: estudar!

Agora chegou o momento de testar essas dicas e descobrir o que funciona pra você. Pode ser que você sinta que não precisa de tantas horas de sono, ou que a meditação não é sua praia. Mas com certeza você vai encontrar as melhores opções para se manter calmo e se dar bem no vestibular e em todas as provas que virão depois!

Agora, se a sua ansiedade aumenta só de pensar em todos os concorrentes esperando o começo da prova, que tal conhecer a solução para todos os seus problemas? Descubra como funciona o vestibular agendado e quais as suas vantagens!

COMPARTILHE:
POSTS RELACIONADOS

    Teste de Orientação Profissional - Foca na Carreira

    Guia-do-profissional-de-agronomia

    [E-BOOK] Como escolher uma profissão? DOWNLOAD GRÁTIS

    Nova call to action