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Chegou a hora de encarar os testes, as provas, os exercícios valendo nota e tudo o que você consegue sentir é aquele branco de sempre e o suor na testa?

Esse é um sinal forte de ansiedade nos estudos. O medo que paralisa e não deixa você se concentrar direito é bem comum (não acontece só com você MESMO!) e atrapalha muito a rotina de qualquer estudante.

Na imagem, a Raven está mascando um chiclete cheia de ansiedade enquanto estuda.

Mas estamos aqui para dar aquela força e ajudar você a vencer esse problema e conquistar o melhor resultado possível. Então, fique de olho no post e, se quiser, anote os pontos mais importantes para lembrar quando bater aquela crise de pânico. Preparado? Vamos lá!

Quais os sinais da ansiedade?

Antes de mais nada, saiba de uma coisa importante: a ansiedade é um problema muito comum e afeta milhões de pessoas. Quem estuda sabe disso muito bem, porque passa por isso em toda véspera de prova.

Além da cobrança dos outros, você exige muito de si mesmo. No final, isso só atrapalha, porque quem domina o medo e fica mais calmo tem mais chances de se sair melhor, concorda?

Os sintomas da ansiedade você provavelmente já conhece bem. Eles surgem naqueles momentos menos apropriados. A mão fica tão suada que não dá para segurar a caneta, bate a tosse e o tremor. Em casos mais extremos, o coração dispara e aparece a falta de ar.

Na imagem, Sheldon passa por uma crise de ansiedade enquanto estuda.

 

Por que a ansiedade surge nos estudos?

Agora, você já parou para se perguntar de onde ela vem, como nasce, do que se alimenta? Pois é! A ansiedade também tem uma causa, e se você olhar com cuidado, vai encontrá-la.

É bem provável que a falta de autoconfiança e a cobrança dos familiares estejam na lista. Muitas vezes, eles nem fazem por mal, mas basta ouvir aquela perguntinha — "E aí, como vai a faculdade?" — para ter uma crise de pânico.

Na imagem, uma moça morde uma almofada de nervoso quando é questionada sobre os estudos.

É compreensível ter medo, já que você quer sair incrivelmente bem e ter destaque na faculdade. Mas a ansiedade é um monstrinho que precisa ser vencido. Não se engane: caso não aprenda a dominá-la, ela vai querer acompanhá-lo nas provas do curso, na pós-graduação, no concurso ou em qualquer disputa por uma vaga de emprego.

É preciso cortar esse mal pela raiz. Portanto, comece a encarar o problema de forma racional. Muita gente passa por isso todos os anos! E, no fim das contas, não são as provas que definem quem você é.

Por que a ansiedade prejudica os estudos?

As pessoas têm reconhecido tanto o prejuízo da ansiedade que estão começando a apoiar umas às outras. Este ano, teve até quem fosse para os locais de exame do ENEM com cartazes, dando força para os estudantes. Afinal, tanta gente já passou por isso que entende bem a situação de quem está ali, na linha de frente, e se oferece para dar uma forcinha.

E na faculdade a coisa não muda muito, viu? Você pode estar 100% preparado, sabendo de todo o conteúdo. Pode ter ido às aulas, lido os livros de cabo a rabo e feito todos os exercícios. Mas, quando a ansiedade chega, ela estraga tudo. É como virar o tabuleiro de xadrez bem na hora de dar o xeque-mate.

Na imagem, um homem pede para você ter força para driblar a ansiedade na hora dos estudos.

Isso não faz de você um estudante ruim, mas vai minar sua segurança, tanto na vida acadêmica como profissional. No fim das contas, será preciso vencê-la para mostrar seu verdadeiro potencial.

Como driblar a ansiedade nos estudos?

"Falar é fácil, mas como posso dominar a ansiedade?". É, a gente sabe que não é fácil. Mas existem uns truques para ajudar a melhorar a situação. Não se preocupe, o caminho é exercitar o autocontrole e aplicar as dicas que daremos. Você não vai ficar totalmente tranquilo da noite para o dia, mas aos poucos verá tudo ficar melhor. Portanto, tome nota!

Encare as provas e exames racionalmente

Na imagem, o rapaz está encarando as provas e exames racionalmente para driblar a ansiedade dos estudos.O primeiro passo é trabalhar a mente. Uma prova é apenas uma prova! Não ria, é isso mesmo. Seu empenho no dia a dia é que define o estudante que você é e o profissional que será.

Portanto, se você sabe que está dando o melhor de si, fique de consciência tranquila! O importante é focar no aprendizado e no conteúdo e deixar o resultado vir naturalmente. 

Não deixe para estudar na última hora

Na imagem, a moça pede pra você não deixar para estudar na última hora para driblar a ansiedade dos estudos.Você certamente já foi fazer uma prova sem ter estudado direito, certo? Então sabe que isso é um gatilho para ansiedade. A autoconfiança de dominar a matéria ajuda muito a controlar o nervoso.

Por outro lado, quando você deixa para estudar só na véspera do exame, fica muito mais tenso e inseguro. Portanto, o ideal é fazer uma revisão, de leve, no dia antes da prova. Nada além disso.

Tenha uma rotina de estudos equilibrada

Na imagem, um rapaz está mantendo uma rotina de estudos equilibrada para driblar a ansiedade dos estudos.Então, qual o contrário de estudar de véspera? Isso mesmo! Mantenha a disciplina nos estudos. Tenha horas específicas do dia para estudar e faça isso continuamente. Assim, você evita acumular matéria e ligar o "modo desespero" na hora da prova. Faça uma escala para cada disciplina.

Revise o que foi visto em sala, leia o material complementar, faça os exercícios previstos. Assim, você não vai perder o fio da meada do conteúdo.

Controle sua respiração

Na imagem, um rapaz está controlando sua respiração para driblar a ansiedade dos estudos.Sabia que existem uns exercícios de respiração muito bons para ajudar a controlar o coração disparado? Tem gente que quando fica nervosa respira pela boca e isso só aumenta a sensação de ansiedade.

Tente fazer o seguinte para se acalmar: respire fundo até encher o peito completamente, segure a respiração por dois segundos e solte vagarosamente, até expelir todo o ar.

Aí você espera mais dois segundos até começar a inspirar de novo. Esse é um jeito muito eficiente de controlar a respiração e fazer o coração voltar ao ritmo normal.

Faça exercícios físicos

Na imagem, o rapaz faz exercícios físicos para driblar a ansiedade dos estudos.Parece clichê, mas é científico. Os exercícios físicos estimulam a produção de endorfina, serotonina e outros hormônios responsáveis por regular o nosso humor. É exatamente por isso que eles são muito recomendados para quem sofre com problemas como ansiedade e depressão.

Atividades aeróbicas moderadas ajudam a controlar a frequência cardíaca e produzem muita endorfina. Experimente correr de manhã por alguns minutos — se você estiver parado há muito tempo, comece caminhando, para não forçar o organismo. Os resultados vão aparecer rapidinho!

Alimente-se bem

Na imagem, a moça manda você se alimentar bem para driblar a ansiedade dos estudos.Um outro problema que aparece com a ansiedade é a dor de barriga. O nervoso bate e o estômago logo embrulha, não é mesmo? Agora, imagina como isso piora se você não tiver se alimentado bem.

O mais indicado é comer muitas frutas e verduras, que ajudam a manter a boa disposição e facilitam o processo digestório. Assim, diminuem as chances de você sentir aquele desconforto chato e aumentar a sensação de pânico.

Viu só? São dicas simples, porém muito eficazes para ajudar você a combater a ansiedade nos estudos. Comece a colocá-las em prática e você vai se sentir muito melhor na hora das provas!

Na imagem, o rapaz manda embora o drama, a ansiedade, a negatividade, a energia ruim, pois está driblando a ansiedade dos estudos.

- "Ó você aí,...! Risos!! 

Quer contar como esse problema afeta seus resultados? Deixe um comentário e vamos conversar mais sobre o assunto!

Na imagem, a moça está rindo de nervoso pois vamos todos ficar bem mesmo com ansiedade dos estudos.

- "Ha, ha, ha. Nós vamos ficar bem!! "

 

 Aproveitando...

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Te vejo em breve. Bons estudos! :)

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