Pode não parecer, mas o tipo de serviço que vemos hoje nos canais do Youtube é algo relativamente recente. Criado em 2005, o site é parte tão normal de nosso dia a dia que muitos nem imaginam como era a internet sem ele. E lá encontramos todo tipo de assunto, comentado por profissionais ou apenas interessados.

Tanta informação disponível pode ser assustador. Mas também pode ser uma ajuda importante para quem pensa na prova do Enem.

Neste post, você vai ver como aproveitar esse conteúdo nos seus estudos. E também encontrar algumas dicas de canais do Youtube para você já começar bem.
cta1-rotina-enem

Porque estudar com canais do Youtube?

Os mais tradicionais podem estranhar, mas as videoaulas são uma ferramenta interessante no arsenal do estudante moderno. Principalmente para aqueles que já estão acostumados a assistir a outros conteúdos em canais do Youtube.

Se você ainda não tem esse costume, sem problemas. Vamos mostrar algumas das vantagens que inserir os vídeos na sua rotina de estudo pode trazer a você.

Flexibilidade

Esse pode ser o melhor argumento a favor do estudo online. Como todo o material já está gravado e armazenado, você acessa no momento que achar mais interessante.

Isso significa que você pode estudar de onde estiver, definindo os horários que fazem mais sentido para você. Usar um tablet, ou até mesmo seu próprio celular, abre inclusive a possibilidade de aproveitar o tempo em que você não está em casa.

Prefere assistir às aulas em um período dedicado, no seu computador, ou durante o tempo que passa no transporte coletivo, indo ou voltando do trabalho? Todas as combinações são válidas.

Ritmo de estudo

Outro benefício de decidir quando e como estudar é aprender em seu próprio ritmo. Assim, você pode passar mais tempo com uma disciplina que encontre dificuldade. Ou até apressar a revisão de outra matéria em que esteja mais confortável.

Uma opção interessante é a de alterar a velocidade das videoaulas. Se você optar por alguns dos canais do Youtube, o próprio site oferece essa alternativa.

Dessa maneira, você tem a chance de até dobrar a rapidez de cada vídeo e assistir mais deles no mesmo período. Na direção oposta, diminuir um pouco a taxa de reprodução pode te dar mais tempo para fazer anotações durante a explicação do professor, por exemplo.

Repetir o que não entendeu

Sabemos que não dá pra entender tudo de primeira, não importa quanto esforço a gente faça. Por isso essa possibilidade das aulas online é tão importante. A qualquer momento, você pode decidir que o melhor é voltar alguns instantes e rever alguma parte do vídeo.

Assim, se algo te confundir, ou um exercício não ficar claro, é possível checar a explicação anterior. O mesmo vale para aqueles casos de desatenção: apenas volte a aula e você não irá perder nada!

Custo zero

O melhor fica para o final, certo?

Todo conteúdo do Youtube é gratuito, com os produtores faturando a partir das visualizações que o vídeo atingir. Você pode acessar tudo sem pagar um centavo além do custo normal de sua internet.

Dicas de canais do Youtube

Agora você já conhece as vantagens e possibilidades de estudar com videoaulas online. Mas por onde começar?

É normal ficar perdido em meio a tantas opções disponíveis. Para isso, vamos indicar alguns dos principais canais do Youtube, que cobrem várias disciplinas, para você se dar bem na hora da prova.

Débora Aladim produz um dos canais do Youtube que vão ajudar em seus estudos para o Enem

Débora Aladim

A estudante de História faz, desde 2013, vídeos sobre os principais temas da disciplina. Divididos em História Geral e História do Brasil, ela aborda o assunto com bastante clareza.

Além disso, o canal também ajuda na preparação para a redação do Enem com um método único e discussão de possíveis temas. Também conta com dicas gerais de estudo.

Química em Ação

Criado pelo professor Paulo Valim, o canal discute tudo que é preciso saber sobre Química no Ensino Médio. Com mais de 7 anos de conteúdo, tem vídeos dedicados à revisão para a prova do Enem e também correção de exercícios de edições anteriores do exame.

Redação e Gramática Zica

O nome já diz tudo. A professora Pamba (Pamella Brandão) traz conteúdos de Português de forma leve e divertida. Os vídeos abordam a estrutura esperada para a redação e as principais pegadinhas da norma culta da nossa gramática.

Biologia Total

O professor Paulo Jubilut comanda com bastante energia as aulas do Biologia Total. Cada área da disciplina recebe um cuidado especial, com séries dedicadas aos sistemas do corpo humano, ecologia, genética e evolução, por exemplo.

Também existe uma seção específica para o Enem, que incluem aulões de provas passadas.

Física total é um dos canais do Youtube que vão ajudar em seus estudos para o Enem

Física Total

Com mais de 20 anos de experiência, o professor Ivys Urquiza disponibiliza um curso completo de Física para estudantes do Ensino Médio. Além das aulas expositivas, o canal apresenta exercícios, revisão de matéria e resolução de questões do Enem.

Youtube Edu

Este canal é resultado de uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann. Apresenta conteúdo de nível Fundamental e Médio feito por professores especializados em várias disciplinas.

São disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Espanhol e Inglês.

Descomplica

Outra opção com caráter mais geral, o Descomplica oferece conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio. Também conta com vídeos de atualidades e dicas que podem ser úteis para o estudo e na hora da prova do Enem.

O canal tem atualização frequente e algumas aulas ao vivo.

Estudo a distância

Deu pra perceber que é possível estudar tudo com a ajuda de canais do Youtube. Com disciplina e dedicação, você pode aprender o necessário sem precisar gastar com um cursinho caro e aulas que podem complicar bastante a sua rotina.

Mas você não precisa parar por aí. A modalidade de ensino a distância é uma tendência que vem crescendo a cada ano, muito pela mesma flexibilidade demonstrada pelas videoaulas que você pode conferir.

Você sabia que pode usar sua nota do Enem para se inscrever em um dos cursos EAD da Unicesumar?

Prepare-se para estudar com as metodologias mais modernas e ter um aprendizado conectado ao século XXI!

cta7

Avalie este post

Comentários

Comentários