Quem deseja aprender sobre o universo médico sabe que quanto mais opções de fonte de informação, melhor — e na era da internet, isso é algo que, sem dúvidas, não falta! Basta uma pesquisada rápida no YouTube, por exemplo, e você tem acesso a diferentes canais sobre Medicina.
Porém, para quem ainda não está habituado a esse universo, pode ser difícil saber por quais deles começar a acompanhar, não é mesmo? Pensando nisso, listamos alguns dos mais relevantes que vão ajudar nos seus estudos, e o principal: aprofundar os seus conhecimentos sobre as atividades dessa carreira tão importante na área da saúde. Portanto, acompanhe e tome nota das dicas!
Quais os principais canais para seguir?
As nossas sugestões são compostas por canais nacionais, que mesclam conteúdos informativos, atuais e, acima de tudo, didáticos sobre o ramo. Dessa forma, tanto quem deseja fazer Medicina quanto quem já é estudante da área pode aproveitá-los para ampliar o próprio aprendizado, descobrir mais detalhes das especialidades do setor e já começar a se preparar para o exercício profissional.
Dito isso, acompanhe a nossa seleção especial!
1. MedCanal
O primeiro deles é o Medcanal, que traz discussões bem interessantes sobre as terapias medicamentosas e alguns dos problemas clínicos mais recorrentes da população, em paralelo com os avanços que a área da Medicina teve nos últimos anos.
Além disso, o canal traz vídeos que exploram a anatomia humana e discutem alguns dos conteúdos da graduação em Medicina. Entre eles, a farmacologia, a fisiopatologia, a imunologia, a infectologia etc.
2. Coração Alerta
O Coração Alerta, como o nome já entrega, traz um olhar focado em uma das áreas da Medicina: a Cardiologia. É por isso que você confere diferentes playlists sobre doenças do sistema cardiovascular, assim como os sintomas, os diagnósticos e as intervenções necessárias para cada caso.
O canal também aborda os quadros de comorbidades que são muito comuns nesse meio — isto é, quando a pessoa desenvolve dois ou mais problemas de saúde que têm conexão entre si.
3. Neurologia e Psiquiatria TV
A terceira indicação na nossa lista de canais é o Neurologia e Psiquiatria TV. Isso porque ele mescla essas duas especialidades e traz conteúdos bem diversos sobre os principais transtornos, doenças, síndromes e deficiências dos dois campos, e as medidas de reabilitação dos pacientes (como uso de medicamentos, internação, terapia etc.).
Para completar, o canal discute de maneira muito séria a importância da humanização no tratamento médico de problemas mentais e neurológicos, justamente, para combater a estigmatização deles e a desinformação na sociedade.
4. Drauzio Varella
É difícil pensar em Medicina e não lembrar de um dos profissionais mais reconhecidos do mercado: o Drauzio Varella. Por meio do canal, ele explora os temas que estão em alta no setor da saúde e impactam o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. Como exemplos, podemos citar a pandemia de Covid-19, o diabetes, a depressão e a síndrome de burnout.
5. Rafael Freitas
Já o médico Rafael Freitas é conhecido no YouTube por levar relatos pessoais para a internet sobre o que ele vivenciou ao longo da carreira em Medicina. São discussões bastante interessantes sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a rotina de plantões, a relação médico-paciente, a organização de equipes inter e multidisciplinares de saúde, os casos que surpreendem e desafiam a ciência etc.
6. Mediários
Já o Mediários é um canal que traz a experiência de dois médicos recém-formados durante todas as etapas da residência médica. Eles abordam desde a escolha do programa e o processo seletivo até a entrada nos hospitais e a rotina de procedimentos.
É um material bem interessante, principalmente, porque a grande maioria dos estudantes de Medicina vão se identificando com uma área dela durante a graduação, mas não entendem ao certo o processo para se especializar e atuar no segmento desejado.
Quais os benefícios de ver esse conteúdo?
Por fim, não podíamos encerrar o post sem abordar quais são as vantagens de conferir essa lista de canais sobre Medicina. Afinal, acredite: eles são muito mais do que entretenimento de qualidade. Por isso, fique atento!
Acompanhar as principais atualizações da área
Você tem a possibilidade de acompanhar quais são as mais recentes e relevantes atualizações da área médica quanto a tratamentos, terapias paliativas, procedimentos cirúrgicos, equipamentos usados em consultórios e hospitais, evoluções e mapeamento de enfermidades, e muito mais.
Isso é muito útil porque a Medicina se repagina o tempo todo e é preciso estar a par dessas novidades para prestar um serviço personalizado e de qualidade aos pacientes.
Conferir dicas de atuação e formação de outros profissionais
Uma segunda vantagem é que você vai ver e ouvir profissionais que já atuam no mercado. Muitos deles, por exemplo, vão compartilhar com você sugestões para quem deseja construir uma carreira de sucesso.
Serão dicas sobre locais de trabalho — alguns, inclusive, para além das instituições de saúde —, sobre preparação para as residências médicas, sobre cursos complementares que afunilam ainda mais a sua formação e tornam o seu currículo mais profissional etc.
Aprender com os relatos individuais dos médicos
Além do que já foi mencionado, você terá a chance de ouvir relatos de médicos sobre como é a prática profissional deles e as experiências para as quais você deve se preparar desde o período no curso de Medicina.
Ou seja, os desafios, as surpresas, os imprevistos e as realizações relacionadas ao momento de interação com o paciente nas consultas e os colegas do ramo da saúde — como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros etc.
Como você viu, há uma boa variedade de canais sobre Medicina que o deixam por dentro da rotina dos profissionais, as tendências no setor, as últimas descobertas sobre quadros clínicos de enfermidades e muito mais. Portanto, comece a assisti-los e torne isso um hábito na sua rotina para enriquecer a sua visão sobre a área e trazer informações complementares para os seus estudos como futuro médico!
Se você tem amigos e conhecidos que fazem o mesmo curso, já sabe: compartilhe este post para que eles também possam conhecer os canais!