Já reparou que sempre surgem novos termos no mundo do trabalho? Entre eles, podemos listar as hard e soft skills. Enquanto as primeiras se referem às técnicas de uma profissão, as segundas são habilidades de comportamento que fazem toda a diferença na sua atuação. Nesse pacote, entram as características profissionais.

Se você analisar bem, as empresas estão em busca de colaboradores que se encaixam em um perfil profissional. Quando há uma combinação ideal, os resultados positivos são uma consequência natural da parceria. Isso permite que tanto o negócio quanto a pessoa cresçam de uma forma saudável e exponencial.

Ficar ligado nessas e outras tendências do mercado é uma das melhores estratégias para se preparar enquanto faz um curso de graduação. Assim, pode ganhar uma posição de destaque na sua área quando chegar a hora. Quer saber quais são as principais características profissionais esperadas de você? Confira!

Domínio de idiomas

Foi-se o tempo em que saber falar inglês era só um diferencial no currículo. Basta olhar os sites de empregos e ofertas de vagas para notar que as empresas têm colocado essa habilidade como pré-requisito para os futuros colaboradores. Afinal, muitas delas são multinacionais, trabalham com clientes estrangeiros ou ofertam materiais de estudo em outros idiomas.

Para mandar bem nessa característica profissional, vale aprender não só o inglês, mas outros idiomas que sejam válidos para sua profissão. Entre as táticas de aprendizado, experimente fazer um curso de línguas, estudar em casa, consumir conteúdos sem o apoio de legendas em português e assim por diante.

Domínio de tecnologias

As tecnologias estão por toda parte. Então, não pense de dominá-las vale somente para profissionais da TI. Qualquer pessoa que se dispõe a entender e aprender ao menos o básico dessas inovações já tem a mente aberta para diversas soluções. Isso é bem válido para contribuir nas entregar e no crescimento da empresa em que atua.

Muito além de noções de automações, Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas e suas ramificações, um profissional que conhece tecnologias pode:

  • tomar decisões baseadas em dados;
  • aprimorar serviços e produtos para os consumidores;
  • entender melhor as necessidades do mercado;
  • propor novas abordagens, baseadas em metodologias ágeis, por exemplo.

Hoje, você já pode se familiarizar com várias tecnologias durante a formação acadêmica, principalmente quando escolhe a graduação EAD. Como as disciplinas são disponibilizadas online, só por aí se cria uma cultura digital, em que responsabilidade e autonomia se tornam essenciais. O aluno dessa modalidade ainda desenvolve habilidades digitais, que potencializam seu aprendizado.

Adaptabilidade

Por falar em tecnologia, é preciso entender que ela transforma o mundo do trabalho rapidamente. Com isso, os profissionais e suas formas de atuação devem acompanhar essas mudanças. A adaptabilidade se refere à sua capacidade de se reinventar sem grandes problemas e, em especial, sem se entregar à reclamação e ao inconformismo.

Os profissionais que se adaptam a diferentes ambientes, com novas metodologias e assim por diante têm mais chances de crescer. Eles otimizam sua atuação, criando uma bagagem única de aprendizado. Ainda são uma fonte de inspiração para os colegas e podem se tornar referência na carreira.

O importante é não se abalar com as mudanças e buscar formas de superar qualquer situação adversa. Na graduação, pense no seguinte cenário: você tem um cronograma de estudos montado com foco nos resultados e tudo dá certo. De repente, surge um compromisso muito importante e recorrente que atrapalharia essa rotina. Adianta lamentar? Não! Por isso, entenda como contornar o problema e aproveitar as oportunidades de crescimento.

Proatividade

Vale entender que nenhum líder quer pessoas acomodadas em sua equipe. Afinal, um colaborador que espera ordens o tempo todo e não age em prol dos resultados coletivos passa longe das características profissionais esperadas pela empresa. É interessante estar atento às tendências da área e ser proativo.

Em vez de esperar a companhia sugerir novas condutas, por que não procura soluções para sugerir? Por outro lado, se encontrar metodologias que aumentem a produtividade de todos, compartilhe com seus colegas. Sobretudo, lembre que proatividade não é passar por cima das ordens, mas agir de forma eficiente em vez de reagir a problemas.

Comprometimento

Essa característica profissional vale para toda a vida: quando você se compromete com algo, não deixe de cumprir. Se aceitou um prazo de entrega, garanta que será possível concretizar o trabalho em tempo. Como vimos, responsabilidade é essencial para qualquer carreira.

Lembre-se de que é melhor negociar um prazo maior e surpreender com uma entrega antecipada do que garantir algo que não pode cumprir. Além disso, não deixe as tarefas para última hora, mesmo que pareça simples de se resolver. Os imprevistos podem acontecer e atrapalhar essa programação.

Humildade

A tendência do mercado é que, para conseguir boas oportunidades de trabalho ou mesmo aumento salarial, os profissionais estudem mais e aperfeiçoem suas habilidades. Mas de nada adianta saber muito da profissão, ter ideias mais criativas e ser produtivo se você não exerce a humildade.

Já pensou em trabalhar com uma pessoa que fica se gabando de suas conquistas, se acha superior aos colegas e só fala de si? É um membro que ninguém deseja nas equipes. Então, não seja esse profissional. Entenda que seus feitos muitas vezes só são possíveis porque existe um time por trás para ajudar. Além disso, aceite que não sabe tudo e que sempre há o que aprender.

Ética

A ética profissional não poderia ficar de fora, já que ela é cobrada em qualquer carreira –– desde as profissões do futuro até as que fizeram sucesso nos últimos anos. O compromisso de cada colaborador em uma empresa vai além dos resultados do negócio: ele precisa colocar o cliente em primeiro lugar. E também não vale só para as áreas de saúde, em que a vida do paciente está em jogo.

Em outras áreas, como Engenharias, Marketing, Design de Moda etc., existe um consumidor que apostou suas fichas naquela solução. O profissional que age com ética ganha confiança, credibilidade e é reconhecido mais facilmente por sua atuação. Como é uma competência válida para todos os âmbitos, é necessário desenvolvê-la desde pequenos atos –– ao não trapacear nas provas, por exemplo.

Vale lembrar que ninguém precisa nascer com essas características profissionais. Elas não são exclusivas de certo tipo de estudante. É bem possível desenvolvê-las ao longo da sua capacitação, principalmente na graduação. O importante é não deixar de investir nessas habilidades para se tornar aquele especialista decisivo de que as empresas tanto precisam.

Gostou de conhecer as características que todo profissional deve desenvolver? Não guarde essa descoberta só para você! Que tal compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais?

Avalie este post

Comentários

Comentários