Ao planejar a futura profissão, muitas pessoas pensam na carreira acadêmica por conta das referências com as quais tiveram contato ao longo da vida, como grandes professores e cientistas. Trata-se do melhor caminho para quem quer seguir na área de pesquisa e docência no Ensino Superior.

Por outro lado, é comum ter dúvidas sobre o passo a passo para ingressar nesse ramo e, inclusive, a respeito de quais atividades você pode exercer. Por isso, trouxemos este post para você entender como esse segmento funciona e por que ele pode ser o ideal para você. Continue a leitura!

O que é a carreira acadêmica?

A akadémia, na Grécia antiga, era o nome do grupo de estudos de Filosofia criado por Platão e dedicado a homens já letrados. Isto é, tratava de assuntos mais avançados. Atualmente, chamamos de Academia o grupo de locais dedicados aos estudos superiores: as universidades.

Desse modo, a carreira acadêmica nada mais é do que a profissão relacionada à promoção do ensino e da pesquisa nas instituições de Ensino Superior. Essa é uma atuação muito importante na sociedade porque você se envolve diretamente:

  • na formação de novos profissionais;
  • na realização de atividades com universitários que beneficiam as comunidades locais;
  • na condução de pesquisas com impacto na sociedade;
  • na produção de artigos científicos;
  • na criação de novas tecnologias etc.

Quais são as atribuições de um profissional de carreira acadêmica?

Agora que você sabe o que é a carreira acadêmica, vamos conhecer um pouco mais das atribuições de um profissional da área? Separamos algumas das atividades mais recorrentes no meio. Porém, antes de irmos a elas, vale lembrar um detalhe importante: nem sempre você vai exercer uma função de forma isolada, ok?

O mais comum no ramo é que você assuma várias responsabilidades simultaneamente, tendo uma experiência de atuação bem diversa e dinâmica. Esclarecido isso, vamos conhecer as principais atribuições!

Dar aula em cursos superiores

A primeira possibilidade é se tornar professor universitário de uma ou mais disciplinas (obrigatórios ou optativas), tanto em uma graduação quanto em cursos afins. Ou seja, você lida diariamente com estudantes, traça metodologias de ensino, prepara o conteúdo e organiza atividades extraclasse para complementar os estudos dos alunos.

Esse é um trabalho que requer preparação e desenvolvimento constante por parte do profissional, uma vez que o seu desempenho em sala de aula ou nas aulas remotas é fundamental para o aprendizado de todos.

Supervisionar atividades de extensão

Ao atuar como profissional da educação, você também pode assumir uma ou mais atividades do departamento de extensão da universidade em que trabalha. Aqui entram:

  • grupos de estudo;
  • eventos universitários;
  • mostras culturais;
  • iniciativas de atenção à saúde da população;
  • empresas junior;
  • ligas acadêmicas;
  • núcleos jurídicos etc.

Além disso, você fica a cargo de tarefas importantes para o andamento e a concretização dos objetivos dos projetos de extensão. Alguns exemplos são:

  • seleção de novos extensionistas por semestre ou ano letivo;
  • elaboração de programas e eixos de atuação;
  • definição e acompanhamento de tarefas e projetos a serem desempenhados em cada atividade;
  • produção de relatórios técnicos semestrais sobre os resultados alcançados.

Trabalhar com pesquisa científica

A pesquisa científica também é parte essencial da carreira acadêmica. Aqui, o profissional segue uma linha de investigação, análise, testagem e comprovação metodológica de uma teoria, um conceito, uma fórmula matemática ou uma prática específica.

Isto é, são conteúdos que podem repaginar o que entendemos atualmente como ciência e a forma como a utilizamos. Essas pesquisas também podem contribuir para a criação de diferentes produtos, a otimização do uso de recursos naturais, a promoção da saúde humana e animal, o desenvolvimento de tecnologias mais modernas para a indústria, entre outras benfeitorias.

Orientar projetos de iniciação científica

Uma quarta possibilidade de atuação é com a orientação de projetos de iniciação científica. Nesse campo, você promove editais semestrais ou anuais para alunos interessados em produção cientifica, que querem dar os primeiros passos nessa carreira tão desafiadora.

Para tanto, você começa a supervisionar aqueles que foram selecionados, ajudando a ajustar e a aperfeiçoar as pesquisas que eles realizam. Muito desse material acaba integrando projetos e artigos científicos que são submetidos para validação e premiação em eventos acadêmicos, como simpósios, congressos e feiras.

Atuar na coordenação de graduações

Além das atividades citadas, a carreira acadêmica envolve a coordenação dos cursos superiores. Nesse caso, você passa a gerir todos os processos internos relacionados à qualidade da formação dos estudantes. É o caso do planejamento e da organização do projeto pedagógico da graduação, do sistema de provas, do calendário acadêmico, dos recursos audiovisuais de ensino, das avaliações técnicas do Ministério da Educação etc.

Isso sem falar que você também assume a responsabilidade de pensar em estratégias para manter e aumentar o número de matrículas por semestre, além de atender às demandas dos alunos e dos professores que surgem na rotina da instituição.

Qual é o perfil de quem segue a carreira acadêmica?

Se você quer passar a vida fazendo pesquisas e dando aulas, a primeira característica essencial é gostar de estudar. Mas não só isso: você precisa ter um perfil automotivado, curioso e disciplinado. Ou seja, tem que saber como se organizar para estudar por conta própria, como um hábito, ou melhor, como sua carreira.

Outra característica importante é a excelente comunicação, tanto oral como escrita. Afinal, boa parte do seu trabalho será dar aulas e redigir artigos.

Por fim, é importante ter bom relacionamento interpessoal, com capacidade de lidar com pessoas muito diferentes. Por mais que uma boa parte do trabalho de pesquisa se dê em meio aos livros, profissionais acadêmicos precisam lidar com docentes de formações variadas, turmas heterogêneas de alunos e pesquisadores de outras partes do mundo.

O que é preciso para seguir na carreira acadêmica?

Até aqui, a gente já falou bastante coisa sobre como é a rotina da carreira acadêmica. Porém, você deve estar se questionando sobre um detalhe essencial: o que é preciso para ingressar nesse ramo?

O primeiro passo é escolher um campo de conhecimento e fazer uma graduação na área. Alguns exemplos são Biomedicina, Marketing, Economia, Engenharia Civil e Farmácia.

Após completar a graduação, você deve iniciar uma pós-graduação stricto sensu. Essa é a pós voltada para uma capacitação docente, com o aprendizado teórico, assim como o delineamento e produção de pesquisa científica. Há dois cursos stricto sensu: o Mestrado e o Doutorado. Veja mais sobre eles!

Mestrado

O Mestrado dura em torno de 2 anos. Durante esse tempo, o estudante desenvolve uma pesquisa aprofundada em algum tema de seu interesse. O objetivo do curso é redigir uma dissertação de Mestrado, que é o fruto da pesquisa.

Essa dissertação deve ser defendida em frente a uma banca avaliadora, que vai julgar se a pesquisa e suas conclusões têm profundidade e relevância científica suficientes para que você receba o título de mestre.

Para entrar no Mestrado, basta ter um diploma de nível superior e conhecimentos de uma língua estrangeira. O processo seletivo pode envolver:

  • a avaliação do seu projeto de pesquisa;
  • a análise do seu Lattes (que é o currículo acadêmico);
  • a análise do seu histórico acadêmico;
  • teste de proficiência em uma língua estrangeira (normalmente o Inglês, ao menos com nível intermediário);
  • prova de conhecimentos específicos;
  • entrevista.

Após conquistar o título de mestre, já é possível se candidatar a concursos públicos e a processos seletivos de instituições de nível superior. Na prática, isso significa que você pode trabalhar e, em paralelo, dar continuidade aos seus estudos no doutorado.

Doutorado

O doutorado é um nível ainda mais avançado do Ensino Superior. Ele corresponde ao famoso PhD dos países de língua inglesa e confere o título de doutor ao pesquisador.

Não é obrigatório fazer o Mestrado antes do Doutorado, porém, é muito mais difícil entrar nesse programa sem o título de mestre, tanto pela avaliação do seu currículo como pela própria profundidade intelectual esperada no projeto de pesquisa.

Por isso, geralmente as pessoas só fazem doutorado após o Mestrado. Ele dura cerca de 4 anos, e o fruto da pesquisa desenvolvida é a tese de Doutorado, que também é defendida em frente a uma banca. O processo seletivo segue os mesmos moldes do Mestrado.

Além das disciplinas e da redação da tese, é comum que os programas de pós-graduação stricto sensu incluam atividades de iniciação à docência. Então, alunos já têm experiência ministrando aulas para cursos superiores, além de participarem de grupos de pesquisa e atividades de extensão.

Como se preparar para a carreira acadêmica?

Se você gostou da carreira acadêmica e acha que é ideal para você, é importante se preparar para esse caminho desde a graduação. Como você viu, dois pontos fundamentais para o ingresso nesse tipo de pós são o projeto de pesquisa e o Lattes.

Então, tanto para rechear o currículo como para ter boas bases para seu projeto, vale a pena:

  • participar de eventos na sua área de interesse, como congressos e seminários;
  • manter um bom histórico acadêmico;
  • informar-se sobre as áreas de pesquisa dos seus professores;
  • participar de atividades de monitoria e grupos de pesquisa;
  • fazer iniciação científica;
  • tentar publicar algum trabalho em revistas científicas, como um artigo ou ensaio.

E então, esclareceu as suas dúvidas sobre o que é e como funciona a carreira acadêmica? Agora, é o momento de planejar o seu percurso de formação. Para isso, além da escolha do curso, é importante que você opte por uma universidade que tenha infraestrutura moderna, parcerias de ensino internacionais, participação ativa em eventos acadêmicos e programas de produção científica, como a UniCesumar.

Curtiu o post? O que você acha que é fundamental para seguir a carreira acadêmica? Já sabe quais são as áreas de pesquisa que despertam seu interesse? Conte para a gente nos comentários!!

Avalie este post

Comentários

Comentários