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Talvez você já tenha se sentido assim: preocupação excessiva na véspera de uma prova, pensamento acelerado antes de dormir, dificuldade de concentração nas leituras e fome mais que o normal a cada entrega de um trabalho. A ansiedade nos estudos atrapalha muitos estudantes. Porém, algumas técnicas resolvem bem o problema. Uma delas é um chá para estresse.

O bom dele é que por ser natural, é bem prático de preparar. Além disso, pode ser usado com outras estratégias, como métodos de controle de respiração ou meditação para ansiedade

Sabe qual é a boa notícia de hoje? É que separamos algumas dicas para você. Continue a leitura!

Os problemas da ansiedade na faculdade

A ansiedade é um sentimento comum, na maioria das vezes. Ela nos alerta, por exemplo, que algo ruim pode acontecer e, assim, nos dá a chance para nos prepararmos para fugir de um perigo.

Contudo, em alguns momentos ela também pode atrapalhar. Um exemplo é quando a sentimos de maneira muito intensa durante a faculdade. Assim, nossa produtividade fica abaixo do esperado, o conteúdo não fica retido na mente, temos dificuldade de concentração durante o estudo e dormir bem parece até um sonho distante, literalmente.

Esse cansaço mental, muitas vezes, ainda reflete na parte física. Não é raro estudantes desenvolverem gastrite ou enxaqueca por causa da pressão com o vestibular, ou com prazos e desempenhos.

A corrida por um diploma vale a pena, mas é necessário que você faça o percurso preparado e com a saúde mental em dia. Assim, nessas horas, é importante controlar a ansiedade, de modo que ela não prejudique sua performance na faculdade ou na vida profissional.

A 7 alternativas de chá para estresse

Você deve estar se perguntando: será que não é mais fácil comprar logo um chá de saquinho já pronto? A verdade é que a versão industrializada contém pouca quantidade da planta e, assim, nem sempre faz o efeito desejado. A versão in natura, além de ter o sabor mais verdadeiro, é mais concentrada e eficiente para promover o resultado que queremos. Você consegue encontrar as porções em casas de produtos naturais e elas costumam ser bem em conta, viu!

Tendo isso em mente, veja 7 deliciosas receitas feitas com a própria planta, para diminuir sua tensão!

1. Camomila

A planta é uma das mais conhecidas pelas suas propriedades relaxantes. Além disso, também é um alívio para o estômago e para as cólicas menstruais. O chá cai muito bem no final da manhã, ou mesmo antes de dormir.

Ferva 1 xícara de água com 1 colher de sopa da planta. Desligue o fogo e deixe a panela abafada por 10 minutos. Utilize o coador e desfrute desse sabor delicioso.

Dificilmente há contraindicação para a camomila. Mas algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas quando ela vem combinada com outras plantas da família Asteraceae.

2. Capim-limão

O capim-limão é originário da Índia e cultivado em países de clima tropical e subtropical. Além de a planta ser benéfica para a ansiedade, seu aroma é utilizado para combater depressão e tensão no corpo. Também é eficiente para espasmos musculares, como os da região abdominal.

Ferva uma xícara de água com 4 raminhos de capim-limão. Deixe em infusão, antes de tomar. Uma dica para ficar mais refrescante é esperar a água esfriar e bater o chá no liquidificador com mais um pouco de água de 1 limão inteiro picado sem casca.

3. Maracujá

O suco já é bem conhecido, mas você sabia que a parte da planta também apresenta sensações sedativas? E pode ser até mais eficiente que a própria fruta!

Ferva uma xícara de água com um punhado de folhas. Deixe em infusão por alguns minutos, antes de beber. Você pode consumir o chá até 3 vezes por dia. Para uma noite de sono mais tranquila, é só tomar próximo da hora de dormir.

O maracujá pode ter interações medicamentosas e potencializar o efeito do álcool, de anti-histamínicos e de analgésicos à base de morfina. Assim, caso faça uso desses remédios, consulte um médico ou evite o consumo exagerado. 

4. Valeriana

A parte que usamos dessa planta é a raiz. É composta por uma substância chamada valepotriato. Ela ajuda a diminuir as palpitações, a controlar a ansiedade e a amenizar o estresse

Ferva a água com um pouco da valeriana. A sugestão de consumo é 50mL a 200mL por dia.

A planta é contraindicada para gestantes. Além disso, prefira alternar o consumo com outro chá, pois o uso prolongado pode provocar dores de cabeça.

5. Mulungu

A planta é nativa da América do Sul e tem a capacidade de regularizar os batimentos cardíacos. Os alcaloides presentes na composição também são ótimos hipotensores, além de ela ser um bom sedativo e aliviar tosses nervosas. O chá é feito com as cascas do caule.

Ferva uma xícara de água com um pouco do mulungu. Ele não costuma ter restrições, mas as sementes não podem ser consumidas, pois são tóxicas. 

6. Erva-doce

Uma planta bastante indicada para combater a ansiedade é a erva-doce. Sabe aqueles sintomas bem característicos de mão suando e coração palpitando? Ela age exatamente nisso, provocando uma sensação mais pacífica. Também é muito boa para tratar dor de estômago e resfriado.

Ferva uma xícara de água com uma colher de chá da planta, depois deixe em infusão por alguns minutos. Coe e beba de duas a três vezes por dia.

7. Lavanda

Essa plantinha roxa vem do Mar Mediterrâneo e se adaptou ao clima tropical do Brasil. É muito usada para fabricar óleos e sabonetes, que também têm propriedades calmantes.

Para 1 xícara de água, ferva 1 colher de chá das folhas frescas ou das flores desidratadas. Depois, é só seguir as mesmas instruções anteriores, de deixar em infusão por um tempo e coar antes de beber.

Depois dessas 7 deliciosas receitas de chá para estresse, certeza que você conseguirá respirar mais fundo e esquecer um pouco a ansiedade e a pressão. Mas saiba que essas soluções são paliativas. Então, caso sinta que com você a história é mais séria, não deixe de procurar um psicólogo ou psiquiatra, combinado?

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