Alguns até que não se preocupam tanto com isso. Mas o terror de muitos estudantes é a famosa apresentação oral de trabalho. Bem, isso faz parte da vida universitária. E já que não tem como fugir, a regra é aceitar que dói menos. Comece indo atrás de dicas de como fazer um seminário que as coisas começarão a fluir.
Antes de tudo, você precisará de planejamento e concentração. Não adianta querer apresentar de qualquer jeito, pois, na faculdade, as coisas costumam ser mais sérias. Ao mesmo tempo, não é preciso perder noites de sono. Tenha em mente que o objetivo do professor é ver a turma aprendendo de forma mais diferenciada.
Sendo assim, vamos ver alguns passos?
1. Estude o conteúdo
O primeiro conselho é estudar, entender e dominar o assunto a ser apresentado. Não adianta querer decorar algo que você não aprendeu direito. O nervosismo na hora fará com que você esqueça algumas palavras e o professor notará que não houve uma boa preparação.
2. Organize a apresentação
Depois de estudar o conteúdo, fica mais fácil organizar a apresentação. Divida tudo em tópicos, como se cada um trouxesse um subtítulo diferente do conteúdo. Além de isso tornar a apresentação mais prática para você facilita o entendimento da turma.
Estruturar dessa forma também ajuda (e muito!) se estiver diante de um trabalho em grupo e houver divisões de partes.
3. Treine bastante
Por mais que você tenha entendido o assunto, o ideal é treinar bastante. Primeiro, porque isso permitirá que você descubra falhas em algum ponto, seja em vícios de linguagem, seja em algo que não foi tão bem assimilado. Segundo, porque o ensaio contribui para que você diminua a ansiedade e possa ir para a faculdade mais precavido.
4. Utilize recursos audiovisuais
Outra dica de como fazer um seminário é utilizar recursos capazes de ajudar na concentração da turma. Os audiovisuais são ótimos, pois conseguem prender a atenção de forma mais demorada. Tente fazer algo mais interativo, mesclando suas explicações com textos, gravuras e sons.
5. Tenha um roteiro de apresentação
Não é preciso fazer resumos grandes, mas ter um mini-roteiro em fichas ajuda a direcionar o seu raciocínio e evita que você se esqueça de tocar em pontos importantes. Faça um esboço e utilize palavras-chave, pois elas vão auxiliar a sua mente a evocar o conteúdo que precisará ser dito em cada instante.
6. Não seja perfeccionista
Você precisa apresentar um bom trabalho, de modo a demonstrar que estudou o conteúdo e sabe o que está falando. Mas não exija tanto de si, a ponto de imaginar que qualquer pequena falha possa desqualificar sua apresentação. Lembre-se de que, apesar de estar nessa posição, você não deixa de ser um estudante-aprendiz, e o seu professor, o guia dos seus aprendizados.
Com todas as dicas de como fazer um seminário, você acha que já se sente mais preparado? Tenha em mente que é tudo questão de costume e treino. Com o tempo, você fica craque e vai poder até ensinar seus colegar as melhores técnicas!
Gostou do artigo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter, para receber notícias e conteúdos fresquinhos, no seu e-mail, combinado?