Provavelmente, você já ouviu falar bastante em soft skills durante a sua jornada até o ensino superior. Elas entram junto às hard skills para compor o currículo de um profissional de sucesso e tornar o período da faculdade muito mais proveitoso. É nesse universo de termos que surgem as competências socioemocionais.
Elas nada mais são do que as formas que uma pessoa utiliza para lidar com as próprias emoções em diferentes cenários de sua vida. Em outras palavras, no convívio com familiares e amigos, no trabalho ou no estágio e por aí vai. Também inclui como nos expressamos, sentimos e agimos diante de tudo isso.
Mas, afinal, o que um estudante rumo à carreira de sucesso precisa saber sobre as competências socioemocionais? A gente explica! Se liga neste conteúdo cheio de dicas para o seu futuro!
Quais são as principais competências socioemocionais?
Ainda não visualizou bem o que são as competências socioemocionais? Não tem problema! A gente dá exemplos de algumas dessas habilidades que são essenciais na vida de qualquer estudante ou profissional! Acompanhe.
Empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e tentar entender o que ela pensa, sente e age. Assim, você se identifica e a compreende mesmo sem pensar da mesma forma, com tolerância e respeito. Essa é uma competência útil em qualquer situação da nossa vida e que, infelizmente, falta em muita gente.
Uma pessoa empática aceita a opinião diferente e não tenta impor a própria, sabe reconhecer mudanças de emoções nas outras pessoas, está disposta a ajudar e até se comunica melhor. Dá para ver os benefícios de trabalhar essa competência, certo?
Comunicação
A gente usa a comunicação para tudo –– desde o pedido de um material emprestado para um amigo até a apresentação de um trabalho em sala de aula. É com o diálogo que dá para alinhar expectativas, chegar a acordos, fazer e cumprir combinados, entre outros. Os seus professores a utilizam para dar aulas, assim como os comerciantes se beneficiam dela para as vendas.
Repare que não basta saber se comunicar. É preciso fazer isso com eficiência, ou seja, de forma clara, direta e sem pegadinhas. A comunicação também envolve a escuta, que é outra competência socioemocional que você pode desenvolver.
A comunicação abre portas para um futuro brilhante. Pensa só em quem entende tudo de outro idioma e não consegue se expressar bem? Com essa habilidade bem desenvolvida, você seria capaz de arrasar em uma entrevista de emprego em inglês, por exemplo, em busca de uma oportunidade de trabalho única no exterior ou em empresas globais.
Ética
Ter ética profissional e pessoal é muito importante, principalmente para quem é movido pelos valores. É com ela que você pode se desenvolver e alcançar as grandes conquistas da vida sem arrependimentos, sabendo que deu o seu melhor sem passar por cima de outras pessoas ou de regras essenciais à sociedade.
Você age eticamente quando compartilha os créditos por uma grande ideia que teve com os amigos na faculdade, inclui os colegas de trabalho nas decisões importantes de projetos e dedica todo o seu foco para entregas valiosas –– sem procrastinação ou preguiça de fazer tudo com qualidade.
Autoconhecimento
Essa talvez seja a competência socioemocional de maior importância na vida das pessoas. Sem o autoconhecimento, a gente age às cegas, já que nem mesmo a intuição ajuda quem não tem consciência dos próprios talentos, aptidões, desafios e assim por diante. É ele que nos guia e auxilia nas decisões do dia a dia.
Vale se conhecer para entender o seu papel da sociedade e até se a profissão que você escolheu é a mais indicada para suas expectativas de futuro. O autoconhecimento deve ser o melhor amigo de um estudante durante a faculdade. É assim que ele escolhe a atuação que deseja desempenhar, as empresas em que quer trabalhar, os cargos a assumir etc.
Qual é a importância das competências socioemocionais?
Veja a seguir os benefícios que desenvolver essas habilidades proporciona na sua vida!
Lidar com as próprias emoções
Já ouviu falar em inteligência emocional? É ela que nos permite lidar com tantas emoções sem surtar. Brincadeira à parte, é com essa habilidade que você tem menos estresse nas relações interpessoais, pois aprende a não levar tudo para o pessoal. Também é uma forma de entender o outro e chegar a consensos no trabalho, na faculdade e assim por diante.
Trabalhar melhor em grupo
Não é só nos trabalhos acadêmicos que você vai precisar lidar com colegas em um mesmo projeto. Qualquer emprego hoje exige do profissional essa capacidade –– e é aqui que entram as competências socioemocionais. Dá para chegar a combinados e assumir compromissos com boa comunicação, tolerância ao diferente, empatia e assim por diante.
Conquistar um melhor rendimento
Se você se comunicar melhor, tiver ética nos relacionamentos, trabalhar em equipe com eficiência, entre outras atividades, sua vida na faculdade fica bem mais fácil, concorda? Esse é mais um benefício de desenvolver essas competências socioemocionais. O seu rendimento aumenta bastante sem preocupações de brigas com colegas e outras confusões.
O mesmo acontece no trabalho. As características profissionais desenvolvidas a partir dessa consciência socioemocional permitem que você mostre seus talentos e apresente ideias inovadoras para o crescimento do negócio, sem deixar de lado os colegas com quem se divide o espaço e os méritos.
Como desenvolver essas competências?
A gente viu que são habilidades que envolvem muito o ser, sentir, expressar e, principalmente, conviver. Então, o primeiro passo é abrir a sua mente e ter atenção às formas de entender as suas emoções e as dos outros. Com isso, interaja mais com pessoas de opiniões diferentes, comece a escutá-las de verdade e tentar entender esse outro lado.
Olhe também para dentro de você mesmo para entender o que pensa sobre determinados assuntos, como acha que pode melhorar e quais são seus pontos fortes a serem aprimorados. Fazer esse exercício diariamente ajuda demais a trabalhar essas habilidades.
As competências socioemocionais não podem faltar no seu desenvolvimento. Agora que você sabe o que são, sua importância e como desenvolvê-las, chegou o momento de colocar as dicas deste conteúdo em prática. Nada melhor que potencializar o seu currículo e ter melhores relações acadêmicas, profissionais e pessoais, concorda?
E aí, o que achou das informações? Muito importante conhecer esses conceitos e aplicações, não acha? Se quiser acompanhar outros conteúdos da Uni, siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube.