Conquistar um espacinho em um mercado de trabalho competitivo: taí algo que muitos querem, mas nem todos conseguem! Para alcançar o sonho de ter um emprego para chamar de seu é preciso mostrar que você é diferente de todos os outros. Aí vem a pergunta: como fazer isso? A gente tem a resposta!
É hora de correr atrás de um diploma universitário!
Apostar em uma faculdade abre portas e faz toda a diferença no currículo. Um curso superior na bagagem te ajuda a concorrer a mais vagas e, também, a negociar salários e oportunidades ainda mais incríveis. É só imaginar o seguinte cenário: em uma entrevista de seleção, João tem curso técnico, Luíza concluiu o ensino médio e só a Ana tem curso superior. Quem você acha que será contratado?
Entre as vantagens de cursar uma universidade e garantir seu diploma estão conquistar mais autoridade e reconhecimento, atender a um requisito mínimo no mercado de trabalho e ter o que precisa para não só conseguir uma remuneração mais competitiva, como ter acesso aos melhores benefícios.
Investir em um curso superior é o primeiro passo para, no futuro, partir para a especialização e é uma boa opção para quem quer construir uma rede de contatos valiosa, que pode ajudar na sua evolução profissional.
Neste post, entenda por que um diploma universitário faz toda diferença no currículo!
Autoridade e reconhecimento
Uma das principais vantagens de investir em um curso superior para conquistar o tão sonhado diploma universitário é alcançar mais reconhecimento e ser visto como autoridade na sua área de atuação, seja ela qual for.
Cursar o ensino superior é uma chance incrível de ter contato com professores de renome, que estão ali para compartilhar conhecimento com os estudantes. O mercado valoriza isso!
Quer ser uma autoridade naquilo que gosta de fazer? A faculdade é o lugar certo para conquistar esse respeito! Quem leva um diploma universitário debaixo do braço mostra que dedicou tempo e esforço para aprender um conteúdo.
Além disso, deixa claro que ele reservou um tempo para aquela prática, que é tão importante, para se sair bem em determinada atividade, o que dá um peso a mais para seu currículo.
Requisito mínimo no mercado de trabalho
É fato que, ano a ano, a disputa por uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais concorrida. Há um tempo, era só ter algumas habilidades básicas para conseguir crescer na carreira e, quem sabe, conquistar aquele cargo legal em uma empresa.
Nos dias de hoje, os processos seletivos estão bem mais exigentes. Além de certos conjuntos de habilidades, com muitas empresas não têm nem conversa: sem diploma universitário, não adianta nem tentar se candidatar a uma vaga. Essa exigência é ainda maior no caso das empresas que todos querem trabalhar, como Google, Amazon, Apple, Facebook e Netflix.
Para não ficar para trás em relação à concorrência, é preciso, antes de qualquer coisa, investir em um curso superior e não parar por aí: em seguida é preciso buscar habilidades específicas para a vaga que deseja concorrer, assim como experiência na área. O LinkedIn é um excelente lugar para ver os requisitos para as melhores vagas.
Salários maiores
Um diploma universitário não só coloca seu currículo em um lugar de destaque na caixa de entrada de e-mail de quem está selecionando para uma vaga como, também, aumenta suas chances de sair na frente na busca por melhores salários no mercado de trabalho.
A lógica é simples. Os melhores candidatos são mais valorizados pelas empresas, que enxergam neles profissionais promissores, que podem avançar na hierarquia corporativa. Essa imagem faz com que quem tem nível superior seja muito mais disputado e negocie não só aquele salário legal como benefícios incríveis com as empresas!
Não é incomum que companhias ofereçam para candidatos com nível superior benefícios especiais, inacessíveis para quem tem só nível médio ou técnico, como a oportunidade de fazer, de graça, cursos de especialização.
Primeiro passo para a especialização
Ter o diploma universitário, na verdade, é o primeiro passo para quem deseja seguir a carreira acadêmica, com mestrado e doutorado ou, até mesmo, investir em temas mais específicos, com uma especialização.
Para evoluir na academia e se tornar mais valorizado no mercado, fazer um curso superior é indispensável. Muitas vezes, é durante a faculdade que o estudante descobre a área em que realmente gostaria de se especializar e trabalhar. Quem não tem aquele amigo que entrou na faculdade de Direito para fazer concurso e acabou se encantando com outra área e trabalhando e escritório? Isso geralmente acontece porque, durante o período do ensino superior, tem contato com os mais diversos nichos dentro do curso que escolheu estudar.
Criação de rede de contatos
Um diploma universitário também valoriza o currículo a partir do momento que os recrutadores percebem que quem cursa uma faculdade não só tem acesso a conteúdo acadêmico como, também, marca presença em um ambiente perfeito para construir uma rede de contatos sólida.
Frequentar um campus universitário oferece a possibilidade de ter contato com professores e pesquisadores renomados. A própria convivência com colegas de curso que, geralmente, têm diferentes estilos de vida e personalidades, ajuda a construir uma formação ainda melhor, sem mencionar que o período da faculdade é perfeito para ter acesso às melhores vagas do mercado!
Acesso a melhores oportunidades profissionais
Investir em um curso superior para conquistar o tão sonhado diploma universitário também abre portas para quem quer saber, em primeira mão, sobre as melhores oportunidades profissionais.
Muitas vagas no mercado não chegam nem a ser anunciadas. Para concorrer a elas, por exemplo, é preciso conhecer as pessoas certas e ter uma rede de contatos antenada para, assim, conseguir uma indicação. Imagina só essa situação: Fátima não só é uma estudante aplicada como também está sempre trocando ideia com outras pessoas da turma. Já Larissa, apesar de boa aluna, só assiste às aulas e vai embora. Quando um colega sabe de uma vaga, quem tem mais chances de ter acesso a ela antes de todo mundo. Fátima, claro!
Estudantes universitários que desde o início do curso buscam manter contato próximo com professores e colegas já saem na frente, pois têm muito mais chances de saber sobre as melhores oportunidades profissionais antes do resto do mundo.
Desenvolvimento do pensamento crítico
Apostar em um curso superior é uma maneira de desenvolver o pensamento crítico, que é uma característica muito valorizada pelo mercado de trabalho, independentemente do nicho de atuação.
Hoje, as empresas não querem colaboradores que sabem apenas executar determinadas funções. Os gestores buscam profissionais que sabem analisar cenários e têm a capacidade de tomar decisões estratégicas.
Cursar uma universidade é a melhor forma de desenvolver esse tipo de característica, a partir do momento que os professores costumam desafiar os alunos a pensarem por si mesmos e terem a capacidade de argumentar com maestria.
Um diploma universitário faz diferença no currículo por ser uma garantia de que o candidato à vaga é devidamente qualificado e preparado para concorrer a determinada vaga.
O documento é um diferencial competitivo na carreira do estudante e ainda tem um peso grande no mercado de trabalho, que prefere escolher profissionais que já têm o conhecimento necessário para desenvolver uma função nos quadros da empresa.
Entre as vantagens de investir na busca de um diploma universitário estão alcançar mais autoridade e reconhecimento na área em que deseja atuar, cumprir um requisito mínimo no mercado de trabalho, ter acesso a salários maiores, além de dar o primeiro passo para fazer uma especialização.
Não perca mais tempo e invista agora mesmo na sua formação e comece a construir uma carreira de sucesso!
E você, já está em busca do seu diploma universitário? Tem alguma dica para quem quer realizar esse sonho? Conta para gente nos comentários!
Até a próxima!