Com um mercado cada vez mais acelerado e exigente, o conhecimento é um grande diferencial na carreira profissional. A graduação é a primeira etapa deste processo, mas são as atualizações constantes que deixam você um passo à frente. Por isso, a educação continuada é tão importante.

A internet promoveu grandes mudanças no ritmo de mercado e consumo, e isso exige do profissional uma reciclagem constante de aprendizado para entender este consumidor. Um bom profissional está sempre conhecendo mais!

Além de contribuir com conhecimento e atualizações sobre o comportamento do mercado, a educação continuada proporciona networking, uma forma eficiente de ser reconhecido por pessoas que podem ser interessantes para a sua carreira. O leque de possibilidades é grande, por isso é importante pesquisar muito e escolher um formato que atenda aos seus objetivos profissionais. Você já conhece os diferentes formatos de educação continuada?

wood-coffee-iphone-notebook

Cursos livres

Este formato normalmente tem curta duração e oferece uma reciclagem ou atualização de conhecimento que são importantes para a carreira, desde atualizações de legislação até novos processos. Você pode buscar cursos livres para se atualizar ou aprender um pouco sobre uma área ou tema que identifica ter dificuldade, como conhecimentos digitais, produtividade, tendências de mercado e liderança. São cursos livres, sem certificação específica.

Conheça os cursos livres da plataforma EAD.

Cursos de especialização

Cursos lato sensu, conhecidos como pós-graduações, são especializações que permitem desenvolver conhecimentos com mais profundidade sobre um tema. Ou até mudar de área, afinal a maioria tem inscrições abertas para graduados de qualquer área de conhecimento. A pós possui objetivos mais específicos e são ótimas opções para profissionais que buscam mais conhecimento em uma área, mas não querem se dedicar integralmente ou não tem tanto interesse na pesquisa científica. No final, você recebe o título de especialista!

Conheça a plataforma Universo EAD.

MBA

Assim como a pós-graduação, o MBA é um curso lato sensu de especialização. A diferença é que o Master Business Administration tem como principal interesse áreas de administração, negócios, gestão e comunicação. Hoje, este cenário está mudando, e já é possível encontrar cursos MBA até na área da saúde. São cursos que chamam a atenção de empreendedores e profissionais que atuam no setor corporativo, devido seu reconhecimento internacional.

Conheça a plataforma Universo EAD.

Mestrado e Doutorado

São cursos stricto sensu essenciais para quem buscar seguir a carreira acadêmica. É ideal para profissionais que adoram pesquisar, pretender dar aulas em faculdades ou universidades e têm disponibilidade para estudar boa parte do dia ou até integralmente. O mestrado forma pesquisadores que obtém o título de mestre. Já o doutorado é a continuação desta pesquisa, com maior profundidade e complexidade. Na conclusão, o profissional recebe o título de doutor.

A educação continuada é essencial na carreira de um profissional ativo ou que busca recolocação no mercado. É importante avaliar todas as possibilidades e escolher uma que se adeque ao seu momento profissional, objetivos para o futuro e rotina diária. Investir em sua carreira profissional é investir em você. 🙂

Conheça os cursos de graduação e pós-graduação da EAD Unicesumar.

 

Avalie este post

Comentários

Comentários