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Procura uma profissão com excelente empregabilidade, amplas possibilidades de atuação e rotinas de trabalho nada tediosas? Então, a Gestão Comercial pode ser a escolha certa! O melhor de tudo é que a graduação nessa área dura apenas dois anos e proporciona um ingresso rápido no mercado de trabalho, mesmo para recém-formados.

A Gestão Comercial é praticamente o coração de qualquer empresa: afinal, é por meio das transações de compra e venda que um negócio se mantém de pé e em pleno crescimento. É por esse motivo que o gestor comercial tem um cenário promissor para construir sua carreira.

Quer entender melhor como é o mercado, as possibilidades de atuação e a formação superior para essa área? Então, continue a leitura!

O que é Gestão Comercial?

A Gestão Comercial é dedicada às transações comerciais de uma organização. Em outras palavras, o profissional especialista nessa área cuida de todas as atividades de compra e venda de uma empresa. Então, em seu dia a dia de trabalho, o gestor comercial:

  • realiza pesquisas de mercado para observar demandas e oportunidades;
  • estuda a viabilidade econômica do negócio;
  • define preços de produtos e serviços;
  • cuida do relacionamento com clientes e fornecedores;
  • cria estratégias para os pontos de venda;
  • faz planejamentos para aumentar a rentabilidade do negócio etc.

Em algumas empresas, esse profissional também pode ser responsável pela prospecção e suporte ao cliente, além do fechamento de contratos. De modo geral, podemos dizer que essa profissão garante a saúde comercial de um negócio, com base na produtividade dos setores de compra e venda.

Qual é o perfil do gestor comercial?

A Gestão Comercial é a profissão ideal para quem gosta de planejar, organizar e buscar resultados. Algumas qualidades importantes nessa área são:

  • capacidade de tomar decisões;
  • ótima organização;
  • flexibilidade para lidar com desafios;
  • raciocínio estratégico para contornar problemas;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • inteligência emocional para se sair bem em momentos de pressão;
  • iniciativa e habilidade de negociação.

Como é o mercado profissional?

O mercado de trabalho para a Gestão Comercial é uma beleza, viu? Trata-se de uma área em constante expansão, afinal, o número de empresas não para de crescer. Para que você tenha uma ideia, apenas em 2020 — e mesmo com a crise decorrente da pandemia de Covid-19, diga-se de passagem —, o número de empresas do Brasil bateu o recorde de quase 18,5 milhões.

De acordo com o relatório Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, essa marca representa um aumento de 1,2% em relação ao último quadrimestre de 2019. Um dos motivos para esse resultado apontado no documento é a desburocratização e a simplificação dos processos de abertura de empresas, o que leva cada vez mais pessoas a investir em seus negócios.

Esses dados só revelam aquilo que podemos deduzir por conta própria. Afinal, não é difícil notar como o número de empresas cresce cada vez mais, muito devido à forte urbanização vivenciada pela sociedade. Assim, o gestor comercial tem um terreno muito fértil para atuar.

Quais são as áreas de atuação?

O gestor comercial tem mil e uma possibilidades de atuação profissional. Afinal, toda empresa precisa cuidar de suas transações comerciais, independentemente do porte ou do segmento. Veja só algumas das principais atuações nessa área:

  • gestão de parcerias — aqui, o profissional atua buscando novos relacionamentos comerciais para o negócio, com estratégias de prospecção e fidelização de parceiros;
  • gestão de carteiras — as carteiras de clientes são o bem mais valioso de uma empresa, por isso, o profissional precisa cuidar do relacionamento e da satisfação da clientela;
  • gestão de inteligência comercial — a palavra-chave, aqui, é pesquisa! Por meio da análise de mercado, do cenário econômico e do comportamento de concorrentes, o gestor de inteligência comercial toma as melhores decisões para o negócio.

O profissional pode ser responsável por todas as atribuições do setor comercial, inclusive, cuidando de Marketing, Vendas, Financeiro e Suporte ao Cliente, ou somente de algumas funções — tudo depende do tamanho da empresa.

Há, também, um grande aumento no número de comércios eletrônicos, já que cada vez mais as pessoas utilizam a internet para realizar suas compras ou contratar serviços. Então, o gestor comercial pode cuidar das transações do e-commerce.

Mesmo no terceiro setor — que é o lar de organizações não-governamentais (ONGs) e outras entidades sem fins lucrativos —, o gestor comercial é bem-vindo! O profissional pode elaborar estratégias para captar e administrar com mais eficiência os recursos.

Alguns profissionais optam por não se vincular a nenhuma empresa e, em vez disso, trabalhar como prestadores de serviço, seja com consultoria comercial, seja com vendas, por exemplo. Por fim, com um diploma de Gestão Comercial, você terá uma formação mais do que útil para abrir o próprio negócio e se aventurar no mundo empreendedor.

Como é o curso de Gestão Comercial?

Aqui na Uni, você fará um curso superior de tecnologia em Gestão Comercial, conhecido também como tecnólogo. O legal desse tipo de graduação é que ela garante o diploma de ensino superior, mas é mais rápida: dura apenas dois anos (quatro semestres).

O curso é bem focado no mercado de trabalho, então, você tem uma formação mais prática e direcionada para as aplicações técnicas da área. O melhor é que o tecnólogo costuma ingressar rapidamente no mercado de trabalho! Olha só algumas das matérias da matriz curricular:

  • Gestão da Inovação e Tecnologia;
  • Empreendedorismo;
  • Comunicação Empresarial e Negociação;
  • Especialidades do Varejo;
  • Fundamentos do Marketing;
  • Logística;
  • Matemática Financeira;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Gestão de Vendas;
  • Direito do Consumidor e Comercial.

Como um bom curso pode ajudar nessa profissão?

Os benefícios da graduação são enormes! Para começar, o mais óbvio: um diploma de ensino superior no currículo faz toda a diferença em processos seletivos e pode proporcionar a conquista de melhores cargos e salários. Afinal, ele mostra aos recrutadores que você tem o conhecimento teórico e técnico que precisa para o exercício profissional.

Já no que se refere ao seu desenvolvimento de carreira, a graduação é responsável por ajudar o estudante a cultivar uma visão global da realidade do mercado, um espírito empreendedor e competências como a de trabalhar em equipe, lidar com desafios e atuar com ética e responsabilidade.

Assim, além dos conhecimentos específicos da área, você sai da faculdade com muitas características de um bom profissional na bagagem. A graduação também contribui com sua evolução pessoal, pois leva a melhorar a organização e a gestão de tempo, além de ajudar a lidar com diferentes pessoas — aspectos importantes para a vida toda, né?

E aí, gostou de conhecer a área de Gestão Comercial? Como você viu, essa é uma profissão para lá de promissora e com amplas possibilidades de atuação. Além disso, ela tem uma excelente empregabilidade e abre muito espaço para o empreendedorismo.

Então, o que está esperando? Inscreva-se no curso de Gestão Comercial e venha logo para a Uni!

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