Fala sério: pensar em passar 4 ou 5 anos em uma faculdade é desanimador para você? Então, você precisa conhecer a graduação tecnológica! Essa opção proporciona uma formação mais breve e com foco prático, o que resulta em rápida e alta absorção pelo mercado de trabalho.
Ao se formar em um curso tecnológico, você receberá o título de tecnólogo e estará pronto para atuar rapidamente na carreira escolhida. Por isso, quem busca uma formação eficiente e rápida deve investir nessa opção!
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é uma graduação tecnológica e conhecer algumas opções de curso. Vem com a gente!
O que é o uma graduação tecnológica?
Com curta duração — de 2 a 3 anos —, a graduação tecnológica é pensada para atender às necessidades atuais do mercado de trabalho. Os cursos são bem direcionados, preparando os estudantes para atuarem em setores específicos, e a modalidade é valorizada pelas empresas.
E não precisa se preocupar com o diploma, pois o Ministério da Educação (MEC) reconhece esses cursos superiores. Assim, é possível sair da faculdade direto para uma pós-graduação ou participar de intercâmbios e concursos públicos nesse nível. Melhor impossível, não é mesmo?
Além disso, é possível fazer estágios e solicitar financiamento estudantil, caso seja necessário. As principais vantagens da graduação tecnológica são:
- alta empregabilidade;
- conteúdo objetivo;
- acesso rápido ao mercado de trabalho.
Quais são as opções de curso de graduação tecnológica?
1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Você é viciado em tecnologia? Então, esse curso é uma excelente opção! As aulas simulam o ambiente de desenvolvimento de sistemas de uma empresa e apresentam estudos de caso que preparam os estudantes para um mercado em constante evolução.
A graduação permite ao profissional:
- atuar nas áreas de desenvolvimento de software, aplicativos e interfaces;
- coordenar projetos de sistemas em equipes multidisciplinares;
- trabalhar com tecnologias emergentes como sistemas distribuídos e computação móvel;
- cuidar da atualização, implantação, segurança e manutenção dos sistemas em empresas ou no próprio negócio.
Os estudantes aprendem a utilizar as principais metodologias, ferramentas e softwares do mercado, além de serem capaz de comandar projetos e controlar a qualidade de programas.
2. Design de Moda
O curso de Design de Moda prepara o estudante para atuar nas diversas áreas da indústria da moda. A variedade de disciplinas e as diversas atividades práticas do currículo, realizadas em laboratórios e oficinas, treinam para as atividades técnicas da indústria da moda.
Essa metodologia ajuda a desenvolver as competências práticas relacionadas a técnicas de desenho, criatividade, criação de produtos de vestuário, modelagem e costura, acessórios, estamparia digital e manual, produção de moda, fotografia e muito mais.
Além das atividades especificamente relacionadas à produção de moda, o curso também aborda trabalhos correlacionados, como empreendedorismo, gestão na indústria da moda e produção de conteúdo para mídias digitais. Processos têxteis, ergonomia, arte e design também são conteúdos teóricos abordados no curso, a fim de estimular a autonomia criativa dos estudantes.
3. Pilotagem Profissional de Aeronaves
Já pensou em pilotar aeronaves? Isso é possível! O curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves é dividido em parte teórica e prática. As disciplinas teóricas preparam o aluno para a certificação de Piloto Privado de Avião da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A agência também regulamenta o quadro de docentes que a faculdade deve ter — e a UniCesumar atende à exigência com excelência. Todos os professores são profissionais diretamente ligados à área, tais como: pilotos de aviação executiva, geral e comercial, mecânicos de aeronaves, meteorologistas, gestores aeroportuários e controladores de voo.
Quem se forma no curso recebe habilitação para pilotar aeronaves no transporte de cargas internacionais e nacionais ou passageiros. Também é possível atuar no transporte aéreo regular ou geral.
4. Estética e Cosmética
Essa graduação tecnológica prepara os alunos para acompanharem as tendências e inovações de um dos maiores setores do mundo contemporâneo, alcançando um mercado que garante a manutenção e a melhoria da saúde das pessoas.
As aulas práticas são realizadas em laboratórios equipados, permitindo a realização de atividades profissionais. Tudo para você ter a oportunidade de conhecer as diferentes áreas do aprendizado e poder atuar na que mais gostar!
O complemento do processo de ensino e aprendizagem acontece por meio do atendimento ao público interno e externo na clínica estética, como parte do projeto integrador. Assim, você ainda aprende a lidar com as pessoas.
5. Gastronomia
Você gosta de cozinhar? Tem o sonho de ter o seu próprio restaurante ou, quem sabe, participar do Masterchef? Então, a Gastronomia é a sua praia! O curso tem o objetivo de formar profissionais proativos, capazes de atuar em:
- gestão, operação e consultoria de empreendimentos;
- implementação e administração de seu próprio negócio;
- posições administrativas em empresas de preparo e venda de alimentos.
O profissional formado em Gastronomia pode atuar em eventos gastronômicos e nas áreas de confeitaria, panificação, cozinha brasileira, entre outras. O mercado está cada vez mais exigente e busca pessoas capacitadas para ocupar os cargos, inclusive na cozinha. O objetivo principal é valorizar a gastronomia e fortalecer o mercado de alimentação nacional.
6. Processos Gerenciais
Se você pretende trabalhar no ambiente corporativo, Processos Gerenciais pode ser o curso certo. Nele, você vai aprender a planejar, organizar, direcionar e controlar processos nas empresas. A graduação também desenvolve a capacidade de gestão das relações comerciais, administrativas e de produção nas organizações.
O curso também prepara o profissional para a gestão e o planejamento de projetos nos diversos setores das empresas, tanto públicas quanto privadas. Os profissionais da área também têm uma atuação ampla nas organizações, com conhecimento dos objetivos, fundamentos, organização, estruturas e modelos de gestão que regem os negócios.
Eles também têm a função de analisar criticamente o cenário econômico, identificando e antecipando oportunidades. Com isso, é possível promover transformações nas empresas. O profissional também tem habilidades referentes à administração, com e por meio das pessoas, utilizando as teorias administrativas.
A graduação tecnológica surgiu para preencher a demanda do mercado em áreas específicas. Esses cursos superiores acompanham as necessidades das carreiras e fazem com que o profissional tecnólogo apresente resultados eficientes. O melhor é que essa formação acadêmica é objetiva e favorece assuntos relacionados à rotina da profissão.
Ficou animado para começar uma graduação tecnológica? Então, entre em contato conosco e conheça as opções que a Uni preparou para você!