O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está consagrado como uma das principais portas para o ensino superior. Por isso, vale a pena estudar bastante desde já e garantir uma boa nota do Enem, o que potencializa suas chances de entrar na graduação e conseguir financiamentos e bolsas de estudo.
Para tanto, fazer um mapeamento dos temas é uma excelente pedida! Assim, dá para otimizar o seu tempo, definindo como estudar para o Enem segundo as particularidades de cada área. Por exemplo, se as matérias de Exatas não são seu forte, leve isso em consideração e dedique mais tempo do seu cronograma às Ciências da Natureza e à Matemática.
Agora, mãos à obra! Abra sua planilha ou o seu caderno de notas e comece a apontar o que estudar para o Enem!
Ciências Humanas e suas tecnologias
A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é composta pelos cadernos de História e Geografia. As questões podem ser específicas de alguma dessas matérias, mas também podem exigir conhecimentos de Filosofia e Sociologia. Veja quais tópicos devem entrar no seu planejamento!
História
- Antiguidade;
- Idade Média;
- Idade Moderna;
- Idade Contemporânea;
- acontecimentos do século 20;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- Brasil República.
Geografia
- geomorfologia;
- climatologia;
- relevo e vegetação;
- hidrogeografia;
- geocartografia;
- geografia agrária;
- geopolítica;
- demografia.
Filosofia e Sociologia
- Filosofia — principais defesas teóricas de pensadores clássicos (os chamados pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles), além das contribuições de filósofos modernos e contemporâneos, como Descartes, Maquiavel, Kant, Bacon, Locke, Hobbes e Nietzsche.
- Sociologia — as contribuições dos principais sociólogos, incluindo Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Auguste Comte, a formação do pensamento social nos séculos 19 e 20, os conceitos de cultura, democracia, capitalismo, socialismo etc.
Estude, também, os principais movimentos sociais, sua consolidação e suas grandes demandas e reivindicações, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o feminismo e as causas negra, indígena e LGBTQ+, entre outras.
Além desses assuntos, que podem aparecer diretamente, é importante que você tenha conhecimento sobre temas interdisciplinares que englobam as áreas de Sociologia e Filosofia, como os direitos humanos, políticos e sociais e a relevância dos índios e dos negros na formação sociocultural do Brasil.
Ciências da Natureza e suas tecnologias
A prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias engloba os cadernos de Biologia, Física e Química. Abaixo, veja quais são os principais tópicos a revisar de cada matéria e anote no seu plano de estudos!
Biologia
- microbiologia;
- citologia;
- bioquímica;
- ecologia;
- teoria da evolução;
- histologia;
- fisiologia humana;
- genética;
- botânica;
- zoologia.
Além desses tópicos, vale a pena olhar para temas interdisciplinares envolvendo a Biologia, como doenças transmissíveis, o papel da vacina da saúde pública, o uso de drogas e seus efeitos, gravidez na adolescência etc.
Física
- mecânica;
- dinâmica;
- hidrostática;
- termologia;
- óptica;
- ondulatória;
- elétrica.
Estude, também, conceitos e leis importantes na Astronomia, incluindo o Sistema Solar e as Leis de Kepler. Além disso, familiarize-se com a notação científica e as diferentes ordens de grandeza.
Química
- materiais e suas propriedades, incluindo o entendimento da tabela periódica;
- atomística;
- química molecular;
- química orgânica;
- química inorgânica;
- físico-química;
- cálculo estequiométrico.
Assim como na Biologia, a Química é uma área bastante produtiva para questões interdisciplinares envolvendo o meio ambiente. Por isso, dedique-se a estudar, por exemplo, o conceito de sustentabilidade, a poluição derivada dos combustíveis fósseis, o efeito estufa e os biocombustíveis.
Linguagens e suas tecnologias
A prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias traz 5 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, à escolha do participante), além do caderno de Língua Portuguesa. Aqui, entram conhecimentos de gramática, interpretação de texto, Literatura e, segundo o edital do Enem, também de Artes, Comunicação e Educação Física.
Língua Portuguesa
Na parte de Português, você vai lidar com questões gramaticais e de interpretação de textos diversos. Para se dar bem, vale a pena revisar alguns tópicos gramaticais e reforçar bastante seu hábito de leitura — ele ajuda a assimilar melhor as regras da língua, além de proporcionar a formação do senso crítico. Anote aí:
- acentuação gráfica e tônica (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas);
- concordância verbal e nominal;
- figuras de linguagem;
- análise sintática de orações, ou seja, ser capaz de identificar sujeito, predicado, adjuntos etc.;
- tipologias e gêneros textuais variados, inclusive os digitais e os multimodais, como charges e fotos;
- recepção e interpretação crítica de textos artísticos (músicas, artes visuais, peças de teatro);
- entendimento sobre norma culta e variações (preconceito linguístico).
Para mandar bem no dia da prova do Enem, revise, também, as principais características de cada escola literária, seu contexto sócio-histórico e os autores mais relevantes em cada uma:
- Trovadorismo (1189 — 1418);
- Humanismo (1418 — 1527);
- Classicismo (1527 — 1580);
- Quinhentismo (1500 — 1601);
- Barroco (1601 — 1768);
- Arcadismo (1768 — 1808);
- Romantismo (1836 — 1881);
- Simbolismo e Parnasianismo (1882— 1922);
- Realismo e Naturalismo (1881 — 1922);
- Pré-modernismo (1902 — 1922);
- Modernismo (1922 — 1950);
- tendências contemporâneas da Literatura.
Língua Estrangeira
A prova de Língua Estrangeira cobra interpretação de texto, seja em Inglês ou Espanhol — opção escolhida pelo participante no ato da inscrição no Enem. Para se dar bem, você precisará de alguns conhecimentos básicos na língua, como:
- pronomes (pessoais, demonstrativos e interrogativos);
- voz passiva;
- principais conjunções, preposições e artigos;
- conjugação dos verbos regulares;
- principais verbos irregulares.
Matemática e suas tecnologias
Já a prova de Matemática e suas tecnologias não tem mistério! Caem os principais conteúdos de Matemática vistos ao longo do ensino médio, tais como:
- álgebra;
- geometria analítica;
- geometria plana;
- geometria espacial;
- trigonometria;
- matemática financeira.
Redação
A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. As principais características dessa tipologia textual são a escrita em 3ª pessoa, o uso da norma culta da língua, a defesa de um ponto de vista e a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado.
O candidato deve desenvolver sua redação com base na proposta e nos textos de apoio disponibilizados. Os temas variam a cada ano, mas costumam tratar de assuntos atuais e relevantes para a sociedade brasileira. Veja como foram as frases-tema das últimas cinco propostas de redação do Enem:
- "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" (2019);
- "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" (2018);
- "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" (2017);
- "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" (2016);
- "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (2015).
Atualidades
Por fim, também lembre-se das atualidades no Enem! Elas podem aparecer tanto nas questões objetivas, como na proposta da redação. Então, adquira o hábito de acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo diariamente, seja por meio de telejornais, seja por aplicativos como o Flipboard, que compila as principais manchetes dos grandes canais de informação.
Além disso, separe alguns dias do seu planejamento — por exemplo, uma vez por semana — para estudar mais a fundo assuntos que estão em alta e que certamente serão cobrados de alguma forma. Por exemplo, a pandemia do novo coronavírus é uma grande aposta! Estude suas causas, as características da Covid-19 e as principais medidas profiláticas.
Pronto! Agora que você sabe o que estudar para o Enem, será mais fácil organizar sua rotina. Elabore um plano de estudos desde já, intercalando diferentes matérias. Esse cuidado é bem-vindo para manter o foco nos estudos e garantir uma boa assimilação dos conteúdos. Aí, é nota boa na certa!
Gostou da lista? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a arrasarem no Enem como você!