<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=344581662787026&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
logo-topo-blog-1
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR

•   Início Motivação



A ansiedade antes de uma semana de provas, o cansaço ao conciliar o trabalho com a graduação e até mesmo o estresse durante uma atividade em grupo são problemas que fazem parte do dia a dia de muitos estudantes universitários. Principalmente para quem tem uma agenda cheia de tarefas a cumprir, manter a saúde mental na faculdade parece ser um desafio, não é mesmo? Se você passa por isso, fique tranquilo: nós entendemos a sua situação!

O assunto deste post é algo que talvez não faça parte da sua vida acadêmica: a prática de atividade física. Pode confessar: você já chegou a pensar que só precisaria se exercitar caso optasse pelo curso de Educação Física? Caso sim, é hora de mudar de ideia. A verdade é que manter o corpo em movimento é importante não só para evitar doenças, mas também para que sua rotina seja muito mais produtiva. Continue a leitura e descubra como usar os exercícios físicos a seu favor!

Quais são os principais desafios enfrentados ao fazer faculdade?

Por mais que o diploma de ensino superior seja um sonho, existe uma jornada até que ele esteja em suas mãos: tudo começa no vestibular — que já é a primeira situação para que algumas pessoas se sintam ansiosas. Quando se tornam calouros, muitos estudantes encontram um ambiente até então desconhecido e passam a vivenciar experiências necessárias à formação, como atividades em laboratórios, seminários e avaliações aos finais dos semestres.

Com todas essas transformações em pouco tempo, é comum ter a sensação de cansaço mental ao tentar conciliar as tarefas da vida pessoal, do estágio e da graduação. E isso não para por aqui: algumas vezes, essa sobrecarga gera falta de concentração durante as aulas, queda de desempenho em provas e até mesmo dificuldade para aprender os conteúdos. Ou seja, é exatamente o que você não quer ter que enfrentar durante sua jornada rumo à formatura, certo?

Por isso, buscar uma maneira de estimular o corpo a produzir substâncias que geram relaxamento e que podem aliviar esse estresse é essencial para conseguir manter os estudos em dia sem prejudicar nenhuma outra área da sua vida. E quer saber a melhor parte? A prática de atividade física, que pode ser feita até mesmo dentro de casa, se torna uma grande aliada para combater mudanças no humor e improdutividade no seu cotidiano.

Como a prática de atividade física pode beneficiar o estudante?

Você pode estar se perguntando como é que praticar algum esporte ou fazer algumas atividades físicas pode trazer vantagens aos seus estudos, não é? Pois bem, chegou o momento de descobrir! Não importa se você vai correr, fazer yoga ou qualquer outra atividade: o fato é que há liberação da endorfina na prática de esportes, além da serotonina — neurotransmissores necessários para a regulação do humor e dos sentimentos.

Quando eles são liberados, seu corpo e sua mente começam a apresentar resultados em poucos dias de prática: você passa a ter mais concentração durante as aulas, raciocina melhor, começa a aprender mais rápido e com mais facilidade, o que é ótimo para o seu desempenho acadêmico. Devido às sensações de alegria e bem-estar que essas substâncias causam, você gradativamente passa a ter menos ansiedade e consegue até mesmo organizar a rotina de forma produtiva.

Isto é: além de melhorar o condicionamento físico e evitar problemas como diabetes, hipertensão e doenças causadas pelo sedentarismo, você evita doenças que afetam a saúde psicológica e consegue ter um aprendizado mais efetivo.

Quais atividades físicas podem ser feitas quando não há muito tempo livre?

Agora que você já sabe o quanto é importante praticar exercícios físicos, é hora de escolher algumas atividades para incluir no seu dia a dia. Uma dica? Já determine os dias em que vai se exercitar. Assim, essa tarefa passa a fazer parte das coisas que você precisa cumprir semanalmente, e isso diminui o risco de procrastinação nesse aspecto.

Ainda que pareça complicado colocar mais uma coisa em meio aos estudos, ao trabalho e à vida social, lembre-se de que a prática de atividade física é primordial para um bom resultado em todas essas outras áreas. E o melhor de tudo: você não precisa passar horas se exercitando ou ir todos os dias até a academia, ok? Praticar pelo menos três vezes por semana, com uma média de trinta minutos em cada dia, é o suficiente!

No entanto, pode ser que outra dúvida esteja passando pela sua mente: afinal, quais são as atividades físicas que podem ser feitas em pouco tempo? Eis a boa notícia: são tantas que fica até difícil escolher! Sendo assim, para ajudar você a tomar a melhor decisão, separamos 5 exercícios diferentes para praticar de acordo com o tempo disponível e escolher o que tem mais a ver com você!

Yoga

Atualmente, muitos estudantes optam por praticar exercícios de yoga — muitas vezes associados à meditação — para que tenham mais leveza diante das várias tarefas que precisam fazer ao longo do dia. Como há posturas que trabalham diferentes partes do corpo, desenvolvendo força, equilíbrio e flexibilidade, você pode utilizar vídeos da internet para aprender primeiro os movimentos simples e, aos poucos, aumentar o grau de dificuldade quando tiver mais segurança.

Musculação

Prefere exercícios para tonificar os músculos e, como bônus, melhorar o aprendizado? Nesse caso, os pesos e exercícios em série das aulas de musculação podem ser seus maiores aliados! Apesar de normalmente serem feitos em academias, já existem aplicativos e até tutoriais na internet que servem para quem pensa em começar a praticar esse tipo de modalidade sem ter que sair de casa. Assim, você pode malhar em qualquer horário do dia e sem ter que se deslocar.

Treino funcional

Sabia que movimentos comuns do nosso corpo, quando feitos em uma sequência específica e durante certo período, já bastam para que você melhore a circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro e passe a pensar com mais clareza? Acredite, isso existe e se chama treino funcional, que consiste em séries de agachamentos, flexões, saltos e passos específicos que, unidos, conseguem trazer um excelente resultado para a sua vida.

Bicicleta

Se você tem um espaço ao ar livre perto da sua casa ou simplesmente pode ir de bicicleta até o trabalho, você tem uma grande oportunidade em suas mãos! Apesar de ser algo simples, pedalar aumenta a resistência física e também ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. E mais: é um excelente meio de transporte, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.

Corrida e caminhada

A boa e velha caminhada ainda é uma forte indicada quando o assunto é atividade física. Quer ter resultados melhores? Experimente alternar minutos de caminhada com minutos de corrida! Caso não possa ir a um espaço aberto para correr, não desanime: você pode utilizar o corredor de casa como sua pista de corrida ou subir escadas em uma velocidade um pouco acima que aquela normalmente usada.

Percebeu como a atividade física pode transformar completamente não só o seu dia, mas também a forma como você aprende os conteúdos necessários para ser um profissional de sucesso? Então, não deixe de decidir quais exercícios farão parte da sua vida e, acima de tudo, não espere para dar o primeiro passo. Quanto antes você começar, melhor!

Ah, e se você tem amigos que também estão entrando na faculdade e sofrem com falta de ânimo para estudar, ansiedade e procrastinação, que tal ajudá-los também? Compartilhe este post sobre a prática de atividade física em suas redes sociais, envie aos seus amigos pelo WhatsApp e faça com que cada vez mais estudantes saibam que existe solução para todos esses problemas.

COMPARTILHE:
POSTS RELACIONADOS

    Nova call to action

    Call to action | eBook |  Saiba que curso na área de Humanas deve ser a sua escolha de graduação

    Nova call to action

    Nova call to action

    Nova call to action

    Teste de Orientação Profissional - Foca na Carreira

    Guia-do-profissional-de-agronomia

    [E-BOOK] Como escolher uma profissão? DOWNLOAD GRÁTIS

    Nova call to action