Geralmente, é durante a faculdade que conseguimos o nosso primeiro estágio. Já parou para pensar nessa atividade? Ela funciona como uma aprendizagem em vários aspectos: social, profissional e cultural, que proporciona ao estudante vivenciar o que aprende em sala de aula no mercado de trabalho. A prática facilita (e muito!) a busca pelo sucesso profissional.
O estágio pode ser realizado tanto em empresas públicas como privadas, sob responsabilidade da instituição de ensino. Todos os estudantes do Ensino Superior estão aptos a passar por essa experiência, desenvolvendo atividades relacionadas ao seu curso.
Você já está na faculdade e tem interesse em iniciar essa jornada? Então não perca tempo, continue a leitura e confira nossas dicas para se dar bem na sua primeira investida profissional na área de formação escolhida!
Como funciona a Lei de Estágio?
A Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, mais conhecida como Lei do Estágio, tem como objetivo proteger o estudante e estabelecer seus direitos e deveres em relação à empresa contratante. Em outras palavras, ela não vai permitir casos em que essa nova atividade atrapalhe sua rotina acadêmica.
Apesar de contribuir com o INSS e o FGTS, o estagiário não tem um vínculo empregatício com a organização — além de não ter os benefícios do cadastro nos Programas e Integração Social e Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP).
Também não tem direito ao 13º salário, aviso prévio, verba rescisória e 1/3 sobre férias. Mesmo assim, nada impede que a empresa conceda todos esses benefícios. Se for da vontade do contratante fazer isso, ótimo! Mas não quer dizer que vai gerar o vínculo, beleza?
Estágios não obrigatórios (ou seja, que não estão incluídos na grade curricular do aluno) devem conceder ao estudante:
- auxílio-transporte;
- bolsa auxílio;
- recesso remunerado proporcional;
- redução da carga horária em semana de provas.
Para que tudo ocorra sem irregularidades, é preciso elaborar um Termo de Compromisso de Estágio (TCE), assinado pela empresa, pela instituição de ensino e pelo aluno. O contratante deve ter a certeza de que está tudo certo com a situação escolar do estudante. Nos casos do curso ser concluído, abandonado ou trancado, o estágio deve ser interrompido.
Também é importante ressaltar que a lei não obriga o contratante a registrar a experiência na carteira de trabalho. Caso queira, deve ser anotado na sessão "Anotações Gerais", com os seguintes dados:
- nome do curso e instituição de ensino que o estudante frequenta;
- nome da empresa contratante;
- datas de início e término de estágio assinadas pela empresa.
Por que é importante estagiar na faculdade?
O primeiro estágio é uma importante experiência para o estudante. Ele funciona como uma porta de entrada para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. Afinal, nada impede que a empresa renove o contrato de estágio até a formatura do estudante, não é mesmo?
Com um bom desempenho e o certificado de conclusão de curso em mãos, o céu é o limite — só depende mesmo da empresa. Além disso, o estágio é uma oportunidade de conhecer profissionais da sua área de interesse, aprender com eles e ganhar seu reconhecimento. Assim, mesmo que a organização não o contrate, você pode conquistar algumas boas recomendações.
Mas lembre-se: para atingir esses objetivos, é importante tratar o estágio como um emprego formal, combinado? O trabalho deve ser levado a sério, e mesmo na posição de aprendiz, você é uma peça fundamental para o funcionamento do negócio. Caso contrário não estaria lá, concorda?
Em que locais eu posso estagiar?
Você pode estagiar em qualquer empresa, pública ou privada, que abra vagas para a sua área de atuação. Algumas instituições de ensino fornecem uma central própria de estágios, em que o estudante pode consultar e verificar as oportunidades relacionadas ao seu curso em organizações que firmaram parcerias com a faculdade.
Existem, ainda, diversas empresas especializadas em mediar esse serviço, como o PROE e o CIEE. O estudante pode fazer o cadastro via internet e depois levar um comprovante de frequência para ativar a matrícula, verificando as vagas e seus detalhes — a exemplo do valor da bolsa-auxílio e do vale-transporte, sem falar no contato para marcar a entrevista.
Se a intenção for entrar em uma multinacional ou um órgão do governo, é preciso ficar de olho nos sites oficiais e procurar pela divulgação dessas oportunidades. Geralmente os processos seletivos são bastante exigentes, mas a experiência faz toda a diferença no currículo!
Como conseguir o meu primeiro estágio?
Agora que você já preparado com informações a respeito do funcionamento do estágio, chegou a hora de conhecer as dicas práticas para conseguir essa oportunidade! Vamos lá?
Defina o foco
Antes de sair procurando loucamente por uma oportunidade, que tal definir um foco? Quando você estabelece um objetivo, fica muito mais fácil conseguir o estágio dos seus sonhos naquela empresa que você sempre admirou!
Pense nas áreas que mais fazem seus olhos brilharem e você gostaria de viver a rotina de um profissional dentro do mercado de trabalho. Informe-se a respeito das oportunidades e não as deixe passar. Definidas essas etapas, é só partir para a conquista!
Prepare-se para a entrevista
Você conseguiu uma entrevista? Parabéns! Agora está na hora de se preparar para mandar muito bem nela. Nesse momento, possivelmente tudo será avaliado: seu modo de falar, sua postura (você está nervoso ou inquieto? Fique de olho nesses sinais!) e até mesmo a apresentação pessoal.
Por isso, já vá mais do que preparado. Escolha um look adequado com antecedência, procure ler sobre a empresa e sobre a vaga, levando esse conhecimento todo na ponta da língua. Defina também de que forma você vai chegar a esse local, planejando um intervalo de 15 minutos até a hora marcada.
Se você for tímido ou tagarela demais, busque por técnicas que ajudam a quebrar o gelo e segurar a ansiedade: a entrevista é hora de você ser sincero e objetivo, falar demais ou omitir algum dado pode fazer com que você perca a vaga. Tenha tranquilidade e firmeza, certo?
Saiba conciliar a faculdade com o estágio
Você conseguiu a vaga? Arrasou! Agora é dedicação total para aproveitar o máximo do conhecimento e da experiência proporcionada pelo estágio! Para não perder o foco nem no trabalho, nem na faculdade, estabeleça um cronogramas de estudos e uma rotina adequada com horários preestabelecidos, inclusive para descanso e lazer.
Adquira alguns acessórios que vão ajudar você a manter uma rotina equilibrada, como uma garrafa térmica e uma bolsa resistente para ter água gelada, material sempre em mãos e claro, um lanchinho para forrar o estômago entre um compromisso em outro.
Tenha uma postura adequada
Gostou da experiência e quer ser efetivado? Aqui, não tem muito segredo além de manter uma postura adequada durante o seu contrato de estágio. Trabalhe com seriedade, buscando sempre o melhor de si. Mostre-se interessado em aprender, procurando soluções para eventuais dúvidas e contribuindo para as atividades com novas ideias.
Se tiver uma relação bacana com o seu superior, nada impede de perguntar a ele as reais chances de ser contratado e aproveitar para demonstrar interesse em fazer parte da equipe!
Chegamos ao final do nosso artigo! Agora, você já tem todas as informações que precisa para conseguir o seu primeiro estágio. Agora, o importante é se preparar bem, escolher a melhor oportunidade e se jogar com tudo! Desejamos que você consiga o emprego que você sempre imaginou. Boa sorte na caminhada!
Quer continuar recebendo nossas dicas para se dar bem na faculdade e na carreira? Então assine a nossa newsletter e tenha informações fresquinhas ao seu alcance.