Se você deseja alcançar melhores salários e ter mais estabilidade financeira em sua vida, saber qual faculdade fazer para prestar concurso público é uma ótima alternativa. Ao entrar nesse setor, você começa a ter ganhos atrativos e maior previsibilidade de receita, o que permite melhor planejamento e, consequentemente, otimização do bem-estar.

Existem alguns concursos que exigem apenas o ensino médio, porém, para ter uma remuneração mais alta, fazer uma graduação ou especialização é muito interessante. Existem vários cursos na modalidade EAD que podem ajudar nesse sentido. Quer saber mais sobre qual faculdade fazer para prestar concurso público? Então, continue a leitura e confira nosso artigo.

O que é concurso público?

Concurso público nada mais é do que um processo seletivo cujo objetivo é avaliar os potenciais candidatos que desejam ingressar em uma entidade municipal, estadual ou federal. Em geral, as provas são realizadas por empresas especializadas e abordam questões pertinentes ao cargo escolhido.

Tal forma de contratação visa proporcionar isonomia e igualdade a todos os cidadãos que pretendem oferecer seus serviços para a população. Além disso, é uma ótima oportunidade de conquistar crescimento profissional e trilhar uma carreira bonita.

Em geral, a alternativa oferece estabilidade no emprego, além de possibilitar um ótimo salário. Porém, para conseguir ganhos melhores, ter um diploma de nível superior tem grande importância. Portanto, vale a pena pesquisar as opções de faculdade que podem encaixar em seu dia a dia para dispor dessa possibilidade de carreira.

Por que ele traz maior estabilidade e salário?

O concurso público é conhecido como um sinônimo de estabilidade financeira e profissional. Por meio dele, você consegue construir uma carreira sólida e sem reduções salariais ou risco de desemprego, como ocorre no setor privado.

Além disso, diversos cargos no segmento público apresentam uma remuneração superior ao que é praticado no mercado. Desse modo, o concurso atrai diversas pessoas, tanto pelo salário atraente quanto pela estabilidade que esse tipo de cargo proporciona.

Como várias esferas do poder público apresentam uma estrutura com vários cargos, também é possível criar um plano de carreira e alcançar postos mais altos na instituição da qual faz parte.

Quais cursos trazem abertura para prestar concurso público?

Diversos editais de concursos de nível superior exigem formação em cursos específicos. Por isso, escolher uma graduação com esse foco aumenta as vagas para as quais você pode se candidatar. Confira a seguir quais os principais cursos para quem deseja investir em uma carreira no setor público.

Serviços Jurídicos e Notariais

O aspecto jurídico faz parte de diversas esferas da administração pública. Desde pequenas prefeituras até grandes órgãos do Governo Federal necessitam de profissionais com formação em Direito ou em Serviços Notariais

Para quem tem o título de bacharel nessas áreas, existe a possibilidade de participar dos concursos para magistratura, procuradoria, defensoria e também para os cargos de delegado. Tais vagas normalmente apresentam salários próximos ao teto do funcionalismo, indicando uma excelente oportunidade de carreira.

Investigação Forense e Perícia Criminal

Para quem gosta de CSI, a carreira como perito criminal pode ser uma ótima alternativa. Além de preparar profissionais capacitados para atender a uma demanda específica de mercado, os cursos de Investigação Forense e Perícia Criminal oferecem uma excelente oportunidade de trabalho no setor público.

As vagas estão distribuídas entre o poder público federal e municipal, conforme as demandas e as necessidades dessas entidades. Entretanto, as melhores oportunidades para peritos criminais e demais funções da área ocorre junto à Polícia Federal. Para esse cargo, a remuneração pode variar entre 10 e 20 mil reais ao mês.

Jornalismo e Comércio exterior

Para quem busca uma vida profissional repleta de viagens, a formação em Jornalismo ou Comércio Exterior permite se candidatar a diversas vagas relacionadas à diplomacia. Para alcançar sucesso nessa carreira, é importante desenvolver habilidades de comunicação e de escrita.

Tais cuidados são importantes, pois o processo seletivo para o Ministério das Relações Exteriores, por exemplo, é bastante exigente e envolve muitas áreas de conhecimento. Assim, para quem deseja uma carreira com alta remuneração e diversas atividades internacionais, vale investir nessa modalidade de formação.

Como os conhecimentos adquiridos auxiliam nos concursos?

Quando vai prestar um concurso público, é importante ter uma boa preparação. Assim, ao passar pela faculdade por um prazo considerável estudando, já está se preparando para a prova. Confira os principais benefícios.

Melhora na percepção

Ao cursar uma faculdade, você terá contato com novas ideias que vão permitir criar pensamento crítico e melhorar a percepção do mundo. Assim, você ganha um senso de propósito que vai auxiliar na hora de escolher a melhor alternativa para sua carreira.

Assim, fica mais simples definir se você deseja empreender, prestar um concurso ou se especializar em alguma área específica com uma pós-graduação EAD.

Domínio do conteúdo

As provas de concurso normalmente trazem questões de conhecimento geral e específicas para cada tipo de cargo. Ao ingressar em um curso superior, você tem acesso aos materiais de forma aprofundada. Além disso, ao elaborar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), você tem uma visão ainda melhor sobre determinado assunto.

Assim, a preparação para o processo seletivo começa antes mesmo de o certame estar disponível. Com isso, você sai na frente de seus concorrentes, e a probabilidade de conquistar a vaga desejada é bem maior.

Atualização constante

Se você quer prestar um bom serviço à população, é fundamental estar sempre procurando por atualizações e conhecimentos que possibilitem atender às demandas que surgem no dia a dia de trabalho. E fazer uma faculdade EAD é uma ótima opção para isso.

Ao entrar no mundo acadêmico, terá acesso a diversas novidades e cursos de especialização. Assim, você se desenvolve profissionalmente e cresce na sua vida profissional.

Já sabe qual faculdade fazer para prestar concurso público? Ao escolher uma graduação com o foco no concurso, já sai na frente de diversos candidatos. Por meio do trabalho duro durante os anos de formação, é possível se preparar com foco no edital do concurso que tanto almeja. Assim, a hora que ele for liberado, você já tem a formação exigida e os conhecimentos necessários para conquistar a aprovação.

Gostou do artigo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e contribua para que seus amigos e familiares conheçam uma nova possibilidade de carreira!

Avalie este post

Comentários

Comentários