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Quem trabalha com o ramo de vendas já deve saber como ele varia constantemente e é instável. Então, como fazer com que o impacto dessa oscilação seja o menor possível para não causar prejuízos à gestão da empresa?

Ao apostar em uma estratégia de venda criativa, é possível ampliar a rentabilidade do varejo e conseguir fidelizar os clientes. Criadas a partir de um conceito da Psicologia, as técnicas de rapport em vendas podem auxiliar bastante a melhorar os lucros de uma marca, sabia?

Quer saber mais sobre esse conceito e por que é importante aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro!

O que significa rapport em vendas?

Se você é um especialista em vendas, precisa conhecer mais sobre as técnicas de rapport, entre outras habilidades úteis para o setor. A palavra rapport tem origem francesa e é caracterizada pelo esforço de estabelecer uma relação de empatia, cooperação e confiança com o cliente desde as primeiras interações.

Por isso, trata-se da utilização constante de uma tática de aproximação, com o objetivo de aumentar a capacidade de persuasão e conhecimento, além de diminuir conflitos interpessoais. Assim, usar esses procedimentos é uma maneira eficiente e rápida de transmitir confiança em um diálogo, seja no ambiente de vendas, seja no cotidiano.

Nesse caso, o rapport em vendas é um diferencial. As principais vantagens incluem a construção rápida de um clima positivo e de respeito. Ao estabelecer contato com os clientes, é fundamental que o vendedor busque interpretá-los de maneira correta, realizando perguntas pertinentes e conduzindo as respostas de modo sutil.

Além disso, por meio dessa estratégia, você poderá personalizar o atendimento até mesmo com um cliente ocasional, para que tenha uma impressão melhor da loja e dos colaboradores.

Por que é importante aprender rapport em vendas?

Quando falamos em vendas, usar o rapport para estabelecer conexões pode potencializar os lucros do negócio. Esse conceito é caracterizado por um conjunto de estratégias por meio das quais é possível estabelecer uma relação de confiança com o cliente, criar conexões e manter contato.

Aprender e praticar o rapport permite que um consultor em vendas conquiste uma clientela maior, além de fidelizar os consumidores antigos. Ao investir nesse elemento, é possível aumentar o nível de confiança e empatia que se estabelece com o cliente. Então, que tal conhecer as principais técnicas de rapport para melhorar as vendas? Veja algumas táticas a seguir!

Tenha uma boa postura

Transmitir uma boa primeira impressão é fundamental para passar uma imagem de confiança. Ela se refere à disponibilidade emocional, oratória, linguagem corporal etc. Esses pontos são importantes em um ambiente de vendas, já que o consumidor julgará o vendedor por sua postura e, por consequência, a loja como um todo.

Por isso, tente manter um bom estado emocional e físico no momento de realizar a venda. Esse processo necessita de uma ótima presença de espírito e, também, uma boa postura física, pois o corpo transmite vários sinais à primeira vista. Uma boa dica é se manter disponível e relaxado, de maneira a proporcionar a melhor experiência.

Mantenha o contato visual

Estabelecer um contato visual é outro ponto essencial para despertar o interesse do cliente. Para valorizar essa interação, tente manter, de maneira harmônica e natural, os olhos voltados aos dele.

Mas, tome cuidado, viu? Preste atenção para não confundir conexão e sinergia, marcadas pela sutileza, com superioridade. Deixe os clientes confortáveis e possibilite que eles se sintam envolvidos, e não intimidados.

Tente não fazer interrupções

Um dos segredos do diálogo é saber escutar. Assim, permita que o cliente exponha as suas ideias na totalidade, evitando fazer interrupções de maneira recorrente e incômoda. Na área de vendas, a capacidade de ouvir o outro é ainda mais importante: ao atentar para anseios e necessidades da pessoa, valorizando seus desejos e dificuldades, é possível proporcionar serviços e produtos com mais pertinência.

Tenha bom humor

Inserir o bom humor na relação com o cliente também é uma ótima técnica de rapport. No entanto, isso é recomendado para vendedores que já são extrovertidos e com clientes que mostram certa abertura para isso. Caso contrário, situações desconfortáveis podem ocorrer para ambas as partes.

No caso das vendas, é necessário ter uma aproximação com o consumidor com bastante bom humor e otimismo. Assim, cenários potencialmente negativos podem ser evitados, já que o cliente já sabe que você está tentando auxiliá-lo. Sua disposição e alegria é a prova disso!

Demonstre empatia

Essa é uma das dicas fundamentais para fechar a criação de um bom rapport durante as vendas. É aqui, nessa fase, que você deve criar uma relação próxima com os clientes. Essa será uma ótima conexão que fará com que eles saiam da loja com um novo amigo. Logo, coloque-se no lugar do consumidor e demonstre empatia. Com isso, dificilmente ele sairá insatisfeito.

Demonstre interesse e faça perguntas

Para descobrir os interesses e as dores dos clientes, é essencial fazer perguntas e compreender bem sobre o que se trata. Além disso, todos os pontos de uma mesma ideia que você e o consumidor compartilharem aumentará ainda mais o nível de empatia. Assim, pergunte o que ele precisa e leve em conta a demanda exata que ele tem ao fazer a compra.

Qual é a relação do rapport com o varejo?

As técnicas de rapport em vendas fazem parte da estratégia do varejo quando os vendedores precisam se comunicar com o cliente fora e dentro da loja, por exemplo. Assim, em qualquer situação, é possível aplicar esse conhecimento.

Quem deseja atuar no varejo precisa conhecer essas estratégias com detalhes. Afinal, elas são muito úteis, já que geram confiança e empatia com os consumidores, ajudando no crescimento profissional, nas vendas, no aumento da competitividade e por aí vai.

Então, conseguiu entender o que são as técnicas de rapport em vendas? Elas são excelentes ferramentas para a boa comunicação com os clientes. Ao adotar essas estratégias no dia a dia da loja, observe como a clientela se sente mais valorizada e bem atendida.

Gostou do post e quer ir além no assunto? Então, saiba como é a área e como trabalhar com a Gestão Comercial!

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