Está pensando em começar um curso? Uma nova faculdade? Organizar uma rotina de estudos desde o começo da sua nova jornada pode te ajudar muito a administrar melhor o tempo dedicado aos estudos e as outras coisas deliciosas que a vida proporciona, como fazer uma maratona da sua série favorita, sair com os amigos ou apenas relaxar.

Organize sua rotina

Comece organizando sua semana e definindo metas. Decida quantas horas você se irá se dedicar aos estudos e as distribua entre os dias. Se você gosta de relaxar no fim de semana, aumente as horas entre segunda e sexta.

Nossa mente pode demorar alguns dias para aceitar um novo hábito. Por isso, seja persistente e tente seguir à risca as metas que decidiu. Estudando um pouquinho todo dia você mantém sua memória e concentração sempre ativas e estudar fica cada vez mais fácil.

Uma superdica para não abandonar suas metas no meio do caminho é separar, na sua tabela de horários de estudos, 2 horas para conteúdos que você tem menor afinidade. Intercale com 45 minutos para conteúdos que você adora ou já domina. Você vai se sentir mais produtivo e confiante.

Rotina de Estudos

Entenda, não decore

Um dos maiores erros que cometemos quando começamos a estudar para exames, é tentar decorar o conteúdo a todo custo. Procure entender o que aquele tema significa, buscando até representações do cotidiano. Mantenha seu foco na lógica e não no resultado final.

Quando sentir bloqueio ou ficar com algumas dúvidas impossíveis de resolver, anote tudo no caderno e siga em frente, ou troque de matéria. No dia seguinte, volte às suas anotações e tente novamente.

Pesquise testes e exames de edições anteriores para resolver, assim você pode avaliar a performance da sua rotina de estudos e fazer ajustes necessários.

Descanse!

Entre um conteúdo e outro, faça uma pausa de até 15 minutos para levantar, alongar o corpo, tomar uma água, atualizar o Instagram ou ver um vídeo legal no Youtube. Assim como você deve respeitar sua rotina de estudos, o descanso também é um momento importante que merece atenção.

Temos uma dica para você descansar de verdade: sempre que concluir suas horas de estudos do dia, feche todos os arquivos do computador, guarde os livros e deixa sua mesa organizada. Desta forma você ajuda seu corpo a entender que “concluiu aquele assunto” e agora pode focar a atenção em outra coisa. Esta atitude simples ajuda você ficar mais positivo, sem aquela sensação chata que está atrasado ou que não concluiu aquela meta.

Viu como é simples!? Para facilitar ainda mais, planners, aplicativos de produtividade e agendas on-line podem ser grandes aliados na organização da nossa rotina. Agora é só começar!

A educação a distância da Unicesumar se adapta a sua rotina 

Conheça os cursos ofertados pela Unicesumar no nosso site. 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários