Você presta atenção nas aulas, grifa os textos de apoio, faz resumos no caderno e, mesmo assim, quando chegam as provas, tem a impressão de que não aprendeu nada? Realmente, fixar os conteúdos profundamente não é algo tão simples assim.
Sabia que, de acordo com um estudo conduzido por professores de Ohio, nos EUA, grifar trechos de textos não é nada efetivo? Os resultados da pesquisa foram publicados pela Associação de Ciências Psicológicas e afirmam que o uso de marcadores prejudica a revisão.
Isso porque, ao ler o texto com trechos destacados, o estudante se concentra em conceitos fragmentados, o que atrapalha a compreensão do conteúdo de forma ampla e integrada ao contexto. Na verdade, para ter os melhores resultados nos estudos e aumentar as chances de sucesso profissional no futuro, você precisa das metodologias certas.
Mas não se preocupe! Temos uma boa notícia: com a aplicação de técnicas de estudo, seu aprendizado será muito mais efetivo. Trata-se de métodos que favorecem a assimilação dos conteúdos pelo cérebro, seja porque evitam o cansaço mental, seja por favorecem a reflexão crítica e ampla sobre o assunto. Quer conhecer? Então, veja este infográfico!

Como você viu, dá para otimizar muito o seu aprendizado com a aplicação das técnicas certas. Desde o estudo intercalado, para não sofrer fadiga mental e manter a concentração lá em cima, até a prática distribuída, que favorece a memorização profunda das informações.
Além disso, conferimos que existem vários métodos efetivos para melhorar a compreensão das matérias. Inclusive, você pode associar dois ou mais deles, por exemplo, na etapa de ler atentamente o material do método Robinson, é possível fazer as perguntas-chave da interrogação elaborativa.
Ainda dá para usar os mapas mentais e os testes práticos na etapa de rememorar os conceitos. Enfim, o ideal é testar essas técnicas de estudo para ver qual delas proporciona um melhor rendimento no seu caso. Antes de ir, não se esqueça de compartilhar o material!