O seu sonho é trabalhar com tecnologia? Então, temos uma ótima notícia: existem vários cursos de graduação em alta que abrangem esse tema e oferecem ótimas oportunidades de trabalho e carreira. Isso porque esse mercado está em expansão desde o início da Transformação Digital.

Nesse contexto, é possível sentir o impacto do desenvolvimento tecnológico em variados campos. E nada mais justo que aproveitar essa onda de oportunidade no momento de ingressar na faculdade.

Pensando em auxiliar você a tomar uma boa decisão, elaboramos este post para apresentar algumas das principais graduações para quem quer trabalhar com tecnologia. Confira!

Quais são os cursos ideais para quem quer trabalhar com tecnologia?

Diversas áreas como saúde, indústria, informática e varejo estão sofrendo impactos com os avanços tecnológicos e a entrada de novas gerações no mercado. Esses fatores estimulam um crescimento de mercado para quem entende sobre programação, Inteligência Artificial, análise de dados, Internet das coisas, entre outros termos.

Para atender a essa demanda de profissionais, você precisa começar sua formação agora, pois o futuro já começou. Então, veja as opções de graduação para quem quer trabalhar com tecnologia.

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração 2,5 anos, sendo um tecnólogo. Esse tipo de formação beneficia quem quer ingressar no mercado de trabalho de maneira rápida e iniciar o desenvolvimento de carreira.

O curso conta com disciplinas práticas que auxiliam os estudantes a desenvolver o senso crítico e encontrar soluções para problemas em TI em corporações de vários portes. Além disso, os profissionais finalizam o Ensino Superior com autonomia para criar e manter aplicativos, sistemas operacionais e demais programas.

2. Jogos Digitais

Se você gosta do mundo dos games, saiba que o curso de tecnologia em Jogos Digitais EAD tem tudo a ver com o seu perfil. Esse tecnólogo com duração de 2,5 anos oferece vários conhecimentos para a criação de jogos em diversas plataformas, desde consoles até celulares.

Os profissionais da área também podem trabalhar com a criação de simuladores de realidade implementados em vários campos, principalmente aqueles que envolvem instrução e treinamento, como cirurgias, autoescola, entre outros.

Durante a graduação, são estudadas disciplinas que estimulam a criação de personagens, cenários e roteiros, estabelecimento de normas, definição de estilos, critério para evoluir os níveis e outros conteúdos que envolvem a construção de um jogo digital.

3. Engenharia de Software

Se o seu sonho é se tornar um engenheiro, mas você tem dúvidas sobre qual opção escolher, aqui temos uma sugestão. Uma das principais atividades do profissional de Engenharia de Software é construir e manter programas para diversos setores do mercado, até para uso pessoal.

Trata-se de um bacharelado com duração de 4 anos. A faculdade abrange as matérias tradicionais da Engenharia, acrescentando conteúdo técnico relacionado à tecnologia. Dessa maneira, os estudantes saem como profissionais completos, conhecendo ferramentas de controle de qualidade, programação e base de dados.

4. Gestão da Tecnologia da Informação

A graduação em Gestão de TI é uma excelente alternativa para quem curte tecnologia, mas também se interessa pelo ramo administrativo. Esse tecnólogo une os dois eixos, formando profissionais preparados para coordenar equipes de tecnologia da informação em 2,5 anos de curso superior.

Quem escolhe essa faculdade poderá atuar em vários setores do mercado, realizando o gerenciamento dos serviços do sistema operacional e definindo a maneira de utilização dos softwares em uma empresa.

5. Rede de Computadores

O campo de Rede de Computadores é o responsável pelo gerenciamento dos dispositivos que interagem, conectam e compartilham dados. Assim, o profissional especializado nesse setor é capaz de cuidar dessas redes, que nem sempre envolvem somente computadores, mas também outros equipamentos. Eles fazem com que essas estruturas funcionem a todo o momento, de modo otimizado e seguro.

O curso de tecnologia em Rede de Computadores EAD é a base principal para capacitar esses profissionais, que aprendem sobre gerenciamento de redes, segurança da informação e sistemas operacionais. A duração do curso é em média 2,5 anos.

6. Sistemas para Internet

A faculdade de Sistemas para Internet tem duração de 2,5 anos e, nela, você aprenderá as competências para manter, gerir e desenvolver plataformas, aplicativos, portais, sites, entre outras soluções digitais.

Outro aprendizado dos estudantes desse curso tecnólogo é a maneira de identificar as melhores interfaces para cada público-alvo, assim como melhorias que precisam ser feitas nos programas para aprimorar a usabilidade e atrair pessoas.

Vale lembrar que essa graduação é mais especializada na área da internet, diferentemente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

7. Ciências de Dados e Análise de Comportamento

O curso de Ciências de Dados e Análise de Comportamento é do tipo tecnólogo, com duração média de 2,5 anos. Ao decorrer da graduação, o estudante entra em contato com matérias que envolvem Business Intelligence, algoritmos, Inteligência Artificial e Big Data.

Essa é uma área muito importante para as empresas, pois a riqueza de dados armazenados e coletados pode proporcionar benefícios inovadores para organizações e sociedade em todo o mundo, mas apenas se for possível analisá-los.

É aí que as Ciências de Dados entram em ação, mostrando predisposições do mercado e criando informações que podem ser usadas para uma tomada de decisão melhor e no desenvolvimento de serviços ou produtos inovadores.

8. Banco de Dados

A graduação em Banco de Dados é mais uma que dura 2,5 anos para ser completada. É uma formação pensada para quem busca uma carreira dinâmica e com estabilidade no mercado a longo prazo.

Afinal, o profissional de tecnologia que administra, faz manutenção e atualiza esses bancos é essencial em qualquer entidade pública, além das empresas de médio e grande porte. Em especial, quando falamos de organizações com atuação em múltiplos estados e/ou países. Ou seja, que lidam com um grande volume de dados diariamente.

Cabe a ele, por exemplo, o bom funcionamento de acesso, transmissão e utilização dos dados de clientes, parceiros, fornecedores e, inclusive, dos funcionários da companhia. Portanto, é um trabalho que afeta diretamente todos os serviços prestados pelas instituições.

9. Biblioteconomia

Muita gente não sabe, mas o curso Biblioteconomia, que tem duração de três anos, também é uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar com tecnologia. O motivo disso está no fato de que essa graduação apresenta como os recursos tecnológicos são aproveitados para o melhor gerenciamento de informações científicas.

Principalmente em espaços como centros culturais, educacionais e de pesquisa e outras áreas que costumam contar com muitas obras catalogadas e à disposição do público. Não só livros, como também trabalhos de conclusão de cursos, catálogos, editoriais etc.

Há casos em que essas mesmas instituições ofertam bibliotecas e acervos digitais. Portanto, você pode atuar exclusivamente por meio de equipamentos com acesso à rede ou utilizando eles como recursos complementares à organização e gestão de materiais físicos.

10. Cibersegurança

Com duração de cinco semestres, a graduação em Cibersegurança capacita os estudantes para uma temática fundamental em qualquer atividade digital: a segurança de dados, informações e transações financeiras.

Afinal de contas, com o aumento crescente de usuários da rede e, em particular, das atividades que são realizadas online, desde entretenimento até trabalho, também houve o aumento de fraudes e golpes na internet. Para tanto, você se aprofunda em assuntos como programação, sistemas operacionais, governança de redes, análise de softwares e hardwares, reconhecimento de ameaças virtuais e muito mais.

Uma vez formado, você pode ingressar em empresas de cibersegurança que terceirizam serviços, dentro de equipes de tecnologia de uma organização em particular (como instituições financeiras) ou mesmo planejar o seu currículo para atuar de forma autônoma.

11. Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Outra opção de formação para quem quer trabalhar com tecnologia é a de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis. O curso dura, ao todo, 2,5 anos e é focado em uma das principais tendências do mercado atual: o acesso à internet pelos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Tanto é que um levantamento realizado em 2021 pelo IBGE mostrou que 99,5% das residências brasileiras ficam online por meio desses aparelhos. Já o uso de computadores para a mesma finalidade fica em torno de apenas 42,2%.

Portanto, você tem uma possibilidade de carreira diversa, podendo prestar serviços em lojas, bancos, escritórios de contabilidade, marketplaces e demais formas de comércio e prestação de serviço que querem atualizar a forma de vender e contatar os consumidores.

12. Inteligência Artificial e Machine Learning

Para encerrar, há o curso de Inteligência Artificial e Machine Learning. Voltado para quem deseja se preparar para atuar no mercada de IA que vem crescendo no setor tecnológico e promete ser um dos principais nichos dessa área no futuro. Em 2,5 anos, você estuda sobre visão computacional, redes neurais, computação cognitiva, lógica de programação e muito mais.

Uma vez formado, você poderá atuar em empresas de TI, consultorias especializadas em serviços e soluções para outras organizações e também em equipes de desenvolvimento e inovação tecnológica dentro das grandes corporações.

Por que contar com a EAD UniCesumar para a escolha do curso?

Viu só como existem vários cursos superiores para quem deseja trabalhar com tecnologia? Para escolher a melhor opção, é importante considerar os seus desejos e refletir sobre as áreas de atuação de seu interesse, optando pela alternativa mais adequada.

Após essa decisão, chega o momento de escolher uma instituição de ensino para estudar. Então, é fundamental verificar o reconhecimento dela no mercado, a tradição, a metodologia empregada, a qualidade do ensino e os recursos ofertados.

Na EAD UniCesumar você terá aulas com um time de professores especialistas, mestres e doutores experientes, podendo tirar todas as suas dúvidas. Os materiais são construídos por profissionais da própria instituição, fazendo deles conteúdos de excelência e exclusivos.

Além disso, todos os cursos são oferecidos na modalidade de Ensino a Distância. Assim, é uma opção e tanto para quem não tem tempo de frequentar a faculdade todos os dias e precisa conciliar os estudos com o trabalho e a família, por exemplo. Esse formato também apresenta a mesma qualidade e diploma do ensino presencial.

Não existem diferenças entre as graduações e as notas conquistadas. As diretrizes são idênticas e o Ministério da Educação usa o mesmo instrumento avaliativo para elas.

Agora que já conhece as opções de cursos para quem quer trabalhar com tecnologia, o próximo passo é analisar com muita atenção qual formação você deve seguir. Por fim, não deixe escolher uma faculdade conceituada e que garanta uma capacitação adequada para o mercado de trabalho. Por isso, venha para a EAD UniCesumar e se prepare para o mercado de trabalho.

Gostou do post e quer fazer um curso de tecnologia em uma faculdade conceituada? Então, inscreva-se em nosso vestibular!

Avalie este post

Comentários

Comentários